Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Magia do Natal inundou Guimarães
Caminho da Retorta assinala aposta municipal na rede viária

Magia do Natal inundou Guimarães

Náutico de Ponte de Lima lidera regata nacional de velocidade

Magia do Natal inundou Guimarães

Vale do Ave

2019-12-09 às 09h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Guimarães inaugurou as suas iluminações natalícias, que dão um encanto ainda mais especial à Cidade Berço. O presidente da Câmara, Domingos Bragança, marcou presença na iniciativa, que foi precedida por uma grande Arruada Natalícia.

Centenas de pessoas saíram à rua para ver a magia do Natal inundar a Cidade Berço e testemunhar a abertura oficial do programa ‘Guimarães, Cidade Natal’. O momento ficou marcado pela Arruada Natalícia, animada por dezenas de figurantes, personagens integrantes de todos os espectáculos envolventes, grupos corais, filarmónica/orquestra.
Seguiu-se um espectáculo de som e luz, no Largo do Toural, onde foi montada uma árvore de Natal gigante. Nota ainda para a abertura do Mercado de Natal, iniciativa que, como as restantes, contou com a presença do presidente da Câmara. Domingos Bragança realçou que Guimarães, já de si “uma cidade muito bonita, fica ainda mais bela, mais encantadora ,com as decorações e iluminações natalícias”.
“Enche-nos o coração ver assim, ainda mais bonita, a nossa cidade. Quero muito que todos venham a Guimarães, que é uma cidade histórica e que diz tanto aos portugueses”, afirmou Domingos Bragança.
“Nós, os vimaranenses, somos a génese de Portugal e por isso recebemos tão bem. Queremos muito que nos visitem nesta época natalícia”, acrescentou o edil, realçando que tendo Portugal nascido em Guimarães, também é nesta cidade que se encontra a génese da tão elogiada hospitalidade lusitana.
O autarca evidenciou ainda que ‘Guimarães, Cidade Natal’ é um investimento muito importante para cidade, estando a nível de momentos como as Gualterianas e a comemoração do 24 de Junho. “Temos três momentos muito importantes das nossas festas, momentos em que nos focamos ao máximo:o Natal, as Gualterianas e as festas da fundação de Portugal”, especificou.
Realçando que a Cidade Berço é um território de referência cultural, Domingos Bragança que estas festas “tem de ser bem realizadas e planeadas, com uma identidade diferenciadora, para mostrar a todo o país que Guimarães é uma cidade que faz do seu passado e da sua história, uma história de futuro”.
O programa de ‘Guimarães, Cidade Natal’ prolonga-se até 5 de Janeiro, com espectáculos diários e de interacção com as crianças, através das peças ‘Debaixo do Azevinho’, ‘Fábrica do Chocolate’, ‘Marionetas do Circo’, ‘Dom Azevinho’, ‘O Pai Natal está cá’ e ainda ‘O Natal dos Afonsos’.
Nas igrejas da cidade, ao final da tarde e noite, estão programados concertos de Natal. Sábado, a Orquestra do Norte actuou na Igreja de S. Francisco. Ontem, o Orfeão de Guimarães apresentou-se na Igreja S. Sebastião.
Estão ainda programados outros concertos/espectáculos: o Grupo Coral de Pevidém e Chorus Anima Populi actua, no 15, na Basílica de S. Pedro, às 18 horas; o Saint Dominic´s Gospel Choir apresenta-se no dia 20, na Igreja da Nossa Senhora da Oliveira, às 21.30 Horas; ‘Frozen in Time’ é para ver no dia 21, no Paço dos Duques, às 18 horas; o Grupo Coral de Azurém também actua dia 21, na Igreja de São Francisco, às 21.30 horas; e Portuguese Brass apresenta-se dia 22, às 18 horas, na Igreja de S. Domingos.
Destaque ainda para o programa entre os dias 13 e 14 de Dezembro, celebrando-se o 18.º aniversário da inscrição do Centro Histórico de Guimarães na Lista do Património Cultural da Unesco, com destaque para o concerto comemorativo pelo maestro António Victorino d’Almeida e a soprano Ana Maria Pinto, na Igreja dos Capuchos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho