Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Magia do Natal inundou Guimarães
É preciso recordar o Holocausto para que não volte a acontecer

Magia do Natal inundou Guimarães

Mina de lítio em Montalegre terá unidade industrial

Magia do Natal inundou Guimarães

Vale do Ave

2019-12-09 às 09h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Guimarães inaugurou as suas iluminações natalícias, que dão um encanto ainda mais especial à Cidade Berço. O presidente da Câmara, Domingos Bragança, marcou presença na iniciativa, que foi precedida por uma grande Arruada Natalícia.

Centenas de pessoas saíram à rua para ver a magia do Natal inundar a Cidade Berço e testemunhar a abertura oficial do programa ‘Guimarães, Cidade Natal’. O momento ficou marcado pela Arruada Natalícia, animada por dezenas de figurantes, personagens integrantes de todos os espectáculos envolventes, grupos corais, filarmónica/orquestra.
Seguiu-se um espectáculo de som e luz, no Largo do Toural, onde foi montada uma árvore de Natal gigante. Nota ainda para a abertura do Mercado de Natal, iniciativa que, como as restantes, contou com a presença do presidente da Câmara. Domingos Bragança realçou que Guimarães, já de si “uma cidade muito bonita, fica ainda mais bela, mais encantadora ,com as decorações e iluminações natalícias”.
“Enche-nos o coração ver assim, ainda mais bonita, a nossa cidade. Quero muito que todos venham a Guimarães, que é uma cidade histórica e que diz tanto aos portugueses”, afirmou Domingos Bragança.
“Nós, os vimaranenses, somos a génese de Portugal e por isso recebemos tão bem. Queremos muito que nos visitem nesta época natalícia”, acrescentou o edil, realçando que tendo Portugal nascido em Guimarães, também é nesta cidade que se encontra a génese da tão elogiada hospitalidade lusitana.
O autarca evidenciou ainda que ‘Guimarães, Cidade Natal’ é um investimento muito importante para cidade, estando a nível de momentos como as Gualterianas e a comemoração do 24 de Junho. “Temos três momentos muito importantes das nossas festas, momentos em que nos focamos ao máximo:o Natal, as Gualterianas e as festas da fundação de Portugal”, especificou.
Realçando que a Cidade Berço é um território de referência cultural, Domingos Bragança que estas festas “tem de ser bem realizadas e planeadas, com uma identidade diferenciadora, para mostrar a todo o país que Guimarães é uma cidade que faz do seu passado e da sua história, uma história de futuro”.
O programa de ‘Guimarães, Cidade Natal’ prolonga-se até 5 de Janeiro, com espectáculos diários e de interacção com as crianças, através das peças ‘Debaixo do Azevinho’, ‘Fábrica do Chocolate’, ‘Marionetas do Circo’, ‘Dom Azevinho’, ‘O Pai Natal está cá’ e ainda ‘O Natal dos Afonsos’.
Nas igrejas da cidade, ao final da tarde e noite, estão programados concertos de Natal. Sábado, a Orquestra do Norte actuou na Igreja de S. Francisco. Ontem, o Orfeão de Guimarães apresentou-se na Igreja S. Sebastião.
Estão ainda programados outros concertos/espectáculos: o Grupo Coral de Pevidém e Chorus Anima Populi actua, no 15, na Basílica de S. Pedro, às 18 horas; o Saint Dominic´s Gospel Choir apresenta-se no dia 20, na Igreja da Nossa Senhora da Oliveira, às 21.30 Horas; ‘Frozen in Time’ é para ver no dia 21, no Paço dos Duques, às 18 horas; o Grupo Coral de Azurém também actua dia 21, na Igreja de São Francisco, às 21.30 horas; e Portuguese Brass apresenta-se dia 22, às 18 horas, na Igreja de S. Domingos.
Destaque ainda para o programa entre os dias 13 e 14 de Dezembro, celebrando-se o 18.º aniversário da inscrição do Centro Histórico de Guimarães na Lista do Património Cultural da Unesco, com destaque para o concerto comemorativo pelo maestro António Victorino d’Almeida e a soprano Ana Maria Pinto, na Igreja dos Capuchos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.