Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Maioria garante conclusão da nova residência universitária no final de 2025
Ricardo Horta ‘custou’ sete milhões aos cofres dos Guerreiros do Minho

Maioria garante conclusão da nova residência universitária no final de 2025

Executivo apresentou projeto da reabilitação e modernização da Escola E.B 2/3 Pedro Barbosa

Maioria garante conclusão da nova residência universitária no final de 2025

Braga

2024-04-23 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Fábrica Confiança acolherá 700 quartos para estudantes do ensino superior. Concurso de concepção e construção da nova residência está na recta final. Câmara Municipal de Braga assegura conclusão da empreitada até ao final do próximo ano

Citação

A nova residência universitária que irá nascer no espaço da antiga Fábrica Confiança estará concluída no final de 2025, assegurou ontem a maioria da Câmara Municipal. A?empreitada, na ordem dos 25 milhões de euros, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), acrescentará 700 camas à oferta de alojamento estudantil na cidade de Braga.
Na reunião da vereação, Artur Feio, do Partido Socialista, questionou sobre o andamento do concurso público para concepção/construção da residência, tendo em conta recentes afirmações do reitor da Universidade do Minho, que colocou algumas reticências ao cumprimento dos prazos impostos pelo PRR para o financiamento da obra.
“O reitor da Universidade do Minho veio informar-nos publicamente que já teria a expectativa de ter a obra terminada durante o próximo ano, declara- ções que suscitaram a nossa admiração, não existindo um relatório preliminar”, alegou o eleito socialista.
O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, informou que o processo “está a seguir a tramitação normal”, depois de “uma dilatação no relatório preliminar por parte do júri”, sendo que está “iminente” o relatório definitivo.
No final da reunião camarária, a vereadora Olga Pereira, responsável pelo pelouro das Obras Municipais, confirmou que, concluído o relatório preliminar do júri do concurso público, está iminente o relatório final, que deverá ser já votado na reunião da vereação do dia 29 de Abril.
“Estamos perto do final. O relatório final já estará para assinatura de todos os membros do júri. Espero que na próxima reunião de Câmara venha o relatório para aprovação e se poder fazer a adjudicação”, precisou a vereadora.
Olga Pereira informou que “todos os concorrentes disseram que seria possível concluir a obra dentro do prazo” de 400 dias.
“Apresentaram, todos eles, uma proposta com um valor inferior ao que propúnhamos, portanto é possível”, declarou aos jornalistas, garantindo que, após a aprovação do relatório final do júri pela vereação, a adjudicação da obra pode ser feita de imediato, “porque está isenta da fiscalização do Tribunal de Contas”.
O perigo de impugnação do relatório final do júri do concurso público também está afastado, uma vez que eventuais reclamações não terão efeitos suspensivos, sendo que o Município invocará sempre o interesse pú- blico da empreitada.
O vereador Artur Feio sugeriu que “o processo seja célere, rápido e conclusivo na sua definição”, atendendo a que o mesmo implica “uma parte grande de criação, que pode ter afinações finais”.
O PS vai “aguardar para perceber o resultado final deste concurso, que será um dos maiores investimentos na cidade de Braga relativamente ao PRR”, pelo que, segundo Artur Feio, “quanto mais cedo arrancar, mais cedo terminará, e daí a nossa preocupação”.
Considerou o eleito socialista que “das duas uma: ou corre mesmo muito bem a obra, o que seria algo absolutamente inovador, ou teremos aqui um problema de execução de prazos que poderá vir a conflituar com o próprio financiamento”.
Disse desejar “que o processo seja célere e rápido e sobretudo que seja conclusivo naquilo que diz respeito à sua definição, nomeadamente na escolha do empresário de construção que irá fazer a obra”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho