Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Mais 8,6% de peregrinos partem de Braga
Bruno Fernandes quer usar selecção para superar momento menos bom

Mais 8,6% de peregrinos partem de Braga

Assinalado centenário de um vianense lutador pela liberdade

Mais 8,6% de peregrinos partem de Braga

Braga

2024-09-15 às 10h14

Redacção Redacção

Caminho da Geira e dos Arrieiros foi percorrido, até ao início de Setembro, por mais peregrinos do que em todo o ano passado, contribuindo para o crescimento homólogo de 8,6% daqueles que partem de Braga em direcção a Santiago de Compostela.

Citação

Até ao passado dia 8 de Setembro, o Caminho da Geira e dos Arrieiros já tinha sido percorrido por mais peregrinos do que em todo o ano passado, contribuindo de forma decisiva para o crescimento homólogo de 8,6% daqueles que escolhem Braga como ponto de partida para a jornada até Santiago de Compostela.
As estatísticas do Serviço de Peregrinos da Catedral de Santiago indicam que a Compostela foi entregue, até 8 de Setembro, a 894 pessoas que começaram na Sé de Braga, mais 71 do que as registadas no período homólogo de 2023.

Segundo divulga a Associação Transfronteiriça do Caminho da Geira e dos Arrieiros, o Caminho Central Português registou 479 peregrinos (-6%), seguido do Caminho da Geira e dos Arrieiros, com 408 (+39%), do Caminho Minhoto Ribeiro, com quatro (-78,9%), e do Caminho de São Rosendo, com três (sem registo em Setembro de 2023).
Em termos absolutos, o aumento de Compostelas atribuídas a quem partiu de Braga deve-se, sobretudo, ao Caminho da Geira (+114), dado que o Central perdeu 31, o Minhoto Ribeiro desceu 15 e o Caminho de São Rosendo apenas acrescentou três daqueles certificados.

De acordo com a mesma fonte, o Caminho Central continua a ser o preferido pelos peregrinos que partem de Braga (53%), à frente do traçado da Geira e dos Arrieiros (46%).
Além de Braga, os peregrinos que percorreram o Caminho da Geira e dos Arrieiros partiram de Castro Laboreiro, Campo do Gerês, Terras de Bouro, Ameixoeira e Santa Cruz, na parte portuguesa. Na Galiza, iniciaram o percurso em Cortegada, Berán, Entrimo, Ribadavia, Lobios e Azoreira.
A maioria dos peregrinos cumpriu este itinerário a pé (85%) ou de bicicleta (13%), sendo os meses de Junho e Julho os mais procurados.

As estatísticas publicadas pela Catedral de Santiago indicam que o número de peregrinos no Caminho da Geira e dos Arrieiros cresceu 54,75% (eram 358 até ao início de Setembro de 2023), posicionando-se como o preferido entre os oito novos itinerários em estudo para homologação pelo governo da Galiza.
O Caminho da Geira tem 239 Km, parte da Sé de Braga e passa por Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela do Homem. Nos últimos seis anos foi percorrido por quase 5000 peregrinos. Este caminho foi apresentado em 2017, em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho