TAP: Carlos Oliveira vai ser o novo presidente do Conselho de Administração
2025-06-19 às 16h15
“Este é um gesto simbólico que reflete o reconhecimento e a valorização do papel que os seniores desempenham na construção do nosso concelho. A Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e as IPSS têm desenvolvido um trabalho conjunto com impacto real na vida das pessoas, e esta festa é um exemplo claro desse compromisso”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Guilherme Emílio, dirigindo-se aos participantes.
Mais de 2100 idosos do concelho de Esposende participaram, ontem, 18 de junho, na Festa dos Santos Populares, promovida pelo Município de Esposende, em parceria com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Juntas de Freguesia, no âmbito do “Ativo+ | Programa Colaborativo para a Longevidade”.
Destinado a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos ou a beneficiar de resposta social no âmbito do envelhecimento e da deficiência pelas IPSS do concelho, este evento constitui, a par da Festa do Idoso, realizada anualmente com o tradicional passeio a Fátima, um dos momentos mais apreciados e participados pela comunidade sénior do concelho. A celebração dos Santos Populares assume o cariz festivo em toda a sua plenitude, proporcionando momentos de convívio e de partilha entre as pessoas mais velhas, muitas das quais veem nesta festa a oportunidade de rever amigos e reviver tradições.
“Este é um gesto simbólico que reflete o reconhecimento e a valorização do papel que os seniores desempenham na construção do nosso concelho. A Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e as IPSS têm desenvolvido um trabalho conjunto com impacto real na vida das pessoas, e esta festa é um exemplo claro desse compromisso”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Guilherme Emílio, dirigindo-se aos participantes.
“Envelhecer com qualidade de vida e com alegria é um direito de todos. Sentir-se parte ativa da comunidade, participar nos projetos que colocamos ao dispor de cada freguesia e de cada cidadão, é um sinal de que estamos a construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, salientou o autarca, acrescentando: “Este reconhecimento é mais do que merecido. É uma justa homenagem àqueles que, em tempos de grandes dificuldades, ajudaram a edificar o concelho que hoje temos.”
“Essa dívida para convosco é impagável. Mas temos o dever de continuar o vosso legado, de pôr mãos à obra e prosseguir a transformação do nosso território, promovendo melhores condições de vida para todos”, garantiu o Presidente da Câmara, assumindo o compromisso de dar continuidade aos projetos que promovem o bem-estar, a qualidade de vida e a segurança da população sénior.
“Um concelho que não respeita os seus mais velhos e não honra a sua história está a comprometer o seu futuro”, afirmou Guilherme Emílio, reforçando a determinação da autarquia em “dar futuro a Esposende, garantindo a todos uma vida com mais qualidade, dignidade e esperança”.
O Presidente da Câmara Municipal expressou, ainda, palavras de reconhecimento e agradecimento a todos os que contribuíram para a organização da Festa dos Santos Populares, nomeadamente as Juntas de Freguesia, as IPSS e colaboradores do Município.
A festa decorreu na Quinta da Malafaia, em Antas, e, como não podia deixar de ser, a tradicional sardinha com broa marcou presença na ementa, acompanhada por outras iguarias regionais. O evento foi animado por muita música e alegria, com cantares ao desafio, atuações do rancho folclórico, a tradicional malhada do milho, o desfile das marchas populares com gigantones e cabeçudos, e a habitual largada de balões. Um dia pleno de emoções, vivido com entusiasmo pelos mais de 2.100 participantes, que fizeram questão de expressar o seu agrado por uma iniciativa que quebra rotinas e proporciona momentos gratificantes que permanecerão na memória de todos.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário