Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Mais de 300 mil pessoas nas praias de Viana do Castelo
Projeto de Modernização do Aproveitamento Hidroagrícola de Sabariz-Cabanelas

Mais de 300 mil pessoas nas praias de Viana do Castelo

Obras de ampliação do Lar de Celeirós prontas em Janeiro

Mais de 300 mil pessoas nas praias de Viana do Castelo

Alto Minho

2019-10-10 às 14h29

Redacção Redacção

Uma época balnear que encheu as praias de Viana do Castelo. No balanço deste Verão 2019, o autarca destaca o empenho dos nadadores-salvadores.

Mais de 300 mil pessoas passaram pelas praias do concelho de Viana do Castelo, entre 1 de Maio e 15 de Setembro. Na época balnear que agora encerrou, as praias vianenses foram vigiadas por 40 nadadores-salvadores, apoiados por uma viatura 4X4 de emergência tripulada por paramédico e socorrista, tendo ainda contado com quatro operadores de moto 4X4, seis operadores de embarcação de resgate e dois operadores de DAE - Desfibrilhadores Automáticos Externos.
Na sessão de encerramento da época balnear, que aconteceu no Centro de Mar instalado a bordo do navio Gil Eannes, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo agradeceu aos nadadores-salvadores “o empenho e o trabalho desenvolvido”.

O mês de Agosto assumiu-se como o período de maior afluência de banhistas, tendo a Praia do Cabedelo, Praia da Amorosa e as Praia da Arda e Afife sido as que registaram maior número de utentes.
A Praia do Cabedelo reuniu quase 65 mil banhistas ao longo de quatro meses e meio, tenho o Rodanho assegurado praticamente 50 mil utentes, a Amorosa 35.700 banhistas e as Praias da Arda e Afife conquistado mais de 74 mil pessoas.

Neste período, foram registadas 75 ocorrências e efectuados quatro resgates na água. Em terra, o número de salvamentos com gravidade foi de 34 banhistas, tendo sido evacuadas 15 vítimas para o hospital.
Recorde-se que, nesta época balnear, Viana do Castelo contou com oito bandeiras azuis. O Município conquistou uma nova bandeira de Praia Acessível para a Praia do Cabedelo. Assim, Viana do Castelo contou com três praias acessíveis: Amorosa, Carreço e Praia do Cabedelo, que disponibilizaram canadianas anfíbias aos utentes, para além da habitual cadeira anfíbia.
Refira-se, ainda, que as 11 praias vigiadas do concelho vianense hastearam ainda a bandeira da ColorAdd - Praia Inclusiva, uma bandeira que substitui a cor por códigos, para auxiliar os cidadãos daltónicos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.