Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Mais de 300 mil pessoas nas praias de Viana do Castelo
Agrupamento n.º 430 Maximinos : Escutismo “é uma escola para a vida”

Mais de 300 mil pessoas nas praias de Viana do Castelo

Estudantes da UMinho ‘convidados’ a dar apoio ao estudo a alunos do ensino básico

Mais de 300 mil pessoas nas praias de Viana do Castelo

Alto Minho

2019-10-10 às 14h29

Redacção Redacção

Uma época balnear que encheu as praias de Viana do Castelo. No balanço deste Verão 2019, o autarca destaca o empenho dos nadadores-salvadores.

Mais de 300 mil pessoas passaram pelas praias do concelho de Viana do Castelo, entre 1 de Maio e 15 de Setembro. Na época balnear que agora encerrou, as praias vianenses foram vigiadas por 40 nadadores-salvadores, apoiados por uma viatura 4X4 de emergência tripulada por paramédico e socorrista, tendo ainda contado com quatro operadores de moto 4X4, seis operadores de embarcação de resgate e dois operadores de DAE - Desfibrilhadores Automáticos Externos.
Na sessão de encerramento da época balnear, que aconteceu no Centro de Mar instalado a bordo do navio Gil Eannes, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo agradeceu aos nadadores-salvadores “o empenho e o trabalho desenvolvido”.

O mês de Agosto assumiu-se como o período de maior afluência de banhistas, tendo a Praia do Cabedelo, Praia da Amorosa e as Praia da Arda e Afife sido as que registaram maior número de utentes.
A Praia do Cabedelo reuniu quase 65 mil banhistas ao longo de quatro meses e meio, tenho o Rodanho assegurado praticamente 50 mil utentes, a Amorosa 35.700 banhistas e as Praias da Arda e Afife conquistado mais de 74 mil pessoas.

Neste período, foram registadas 75 ocorrências e efectuados quatro resgates na água. Em terra, o número de salvamentos com gravidade foi de 34 banhistas, tendo sido evacuadas 15 vítimas para o hospital.
Recorde-se que, nesta época balnear, Viana do Castelo contou com oito bandeiras azuis. O Município conquistou uma nova bandeira de Praia Acessível para a Praia do Cabedelo. Assim, Viana do Castelo contou com três praias acessíveis: Amorosa, Carreço e Praia do Cabedelo, que disponibilizaram canadianas anfíbias aos utentes, para além da habitual cadeira anfíbia.
Refira-se, ainda, que as 11 praias vigiadas do concelho vianense hastearam ainda a bandeira da ColorAdd - Praia Inclusiva, uma bandeira que substitui a cor por códigos, para auxiliar os cidadãos daltónicos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho