Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Mais de 350 alunos no ‘Verão no Campus’
Guimarães abre as portas para a Taça do Mundo de Ginástica Artística

Mais de 350 alunos no ‘Verão no Campus’

Conferência aponta caminhos para a inclusão

Mais de 350 alunos no ‘Verão no Campus’

Ensino

2019-07-22 às 06h00

Redacção Redacção

Jovens do secundário vão conhecer, ao longo desta semana, as valências e a comunidade da UMinho. O CM vai acompanhar diariamente a iniciativa.

A UMinho recebe esta semana mais de 350 estudantes do ensino secundário, no âmbito da iniciativa ‘Verão no Campus’. Os participantes chegam de várias geografias e vão envolver-se em 23 actividades científicas nos polos de Gualtar (Braga), de Azurém e do AvePark (Guimarães).
Prevê-se que os alunos inscritos do 9º ao 12º ano, alguns vindos expressamente do Brasil, Alemanha e Espanha, conheçam as valências da academia – como laboratórios, Escolas/Institutos, espaços sociais, culturais e desportivos – e possam ainda visitar os centros históricos de Braga e Guimarães, viver uma tarde lúdica e ter uma sessão final com o reitor Rui Vieira de Castro, entre outras acções.

Os jovens vão ser acompanhados ao longo da semana por professores, investigadores e alunos da academia, de modo a poderem aprofundar conhecimentos, despertar vocações, conviver com colegas novos e partilhar momentos de diversão.
“Esta é uma excelente oportunidade para os futuros estudantes do ensino superior colocarem dúvidas e serenarem algumas ansiedades”, considera o pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica. Manuel João Costa realça que o ‘Verão no Campus’ cobre todas as áreas do saber, mostrando que está é uma universidade completa e preocupada em ter qualidade nas diferentes formas de formação.

Para o responsável, o balanço das 11 edições anteriores desta iniciativa anual é positivo: “Os estudantes em geral consideram-na uma experiência motivadora e surpreendente”. Não podendo provar-se que optam por ingressar na UMinho devido a este programa, há histórias de sucesso de quem por aqui passou e depois fez o seu curso na UMinho, cativando amigos e colegas do secundário e, mais tarde, prosseguindo até para mestrado e doutoramento.
O ‘Verão no Campus’ tem apoio dos municípios de Braga, Guimarães, Barcelos e Viana do Castelo, do Grupo Casais, da RUM e também do Correio do Minho.
Amanhã prevemos mostrar as actividades de ciências, educação e economia e gestão, na quarta-feira as de psicologia, ciências sociais e direito, na quinta-feira as de engenharia e arquitectura, na sexta-feira as de biomateriais, medicina e enfermagem e no sábado a sessão de encerramento.
Embarque nesta viagem e acompanhe o périplo dos estidantes por uma das maiores cademias do mundo.

Deixa o teu comentário

Últimas Ensino

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.