Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Mais de cinco mil eleitores votam amanhã no Altice Forum Braga
Loja Social Rede + Colaborativa responde às necessidades das pessoas

Mais de cinco mil eleitores votam amanhã no Altice Forum Braga

Braga tem 22 casos activos de Covid-19

Mais de cinco mil eleitores votam amanhã no Altice Forum Braga

Nacional

2021-01-16 às 08h30

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

No Altice Forum Braga está tudo preparado para garantir que os mais de cinco mil eleitores inscritos em Braga, para voto antecipado em mobilidade, possam exercer amanhã o seu direito.

No Altice Forum Braga está praticamente tudo pronto para amanhã, entre as 8 e as 19 horas, receber os mais de 5000 eleitores que ali vão votar antecipadamente para eleger o próximo Presidente da República.
No concelho de Braga, até às 15 horas de anteontem 5.198 pessoas tinham formalizado o pedido para o voto antecipado em mobilidade para as Presidenciais de 24 de Janeiro em quatro dias. Do total de pedidos, 3896 são eleitores no concelho de Braga e os restantes eleitores noutros concelhos.
No distrito de Braga, à mesma hora, estavam já registados um total de 11.002 eleitores que pretendem exercer o seu direito de voto amanhã. Se a estes juntarmos os eleitores que no Alto Minho vão exercer o seu direito antecipadamente, serão mais de 13.500 a ir às urnas amanhã.
A estes números falta juntar os que se inscreveram online à última hora e ainda aqueles que formalizaram o pedido por correio.
Em Braga, desta vez o voto antecipado decorre no Altice Forum Braga e não nos Paços do Concelho como acontecia anteriormente. Uma decisão motivada pela necessidade de garantir o cumprimento das normas da Direcção Geral da Saúde e pelo aumento de pedidos para votar antecipadamente.
As mesas de voto vão estar equipadas com um software de gestão de filas de espera da MobiQueue, uma startup bracarense da comunidade da Startup Braga.
Além das habituais medidas de controlo de acesso, como a obrigatoriedade de uso de máscara à entrada e no interior do edifício, a medição da temperatura corporal e a desinfecção do calçado através de um tapete desinfectante, todas as mesas de votação serão alvo de permanente desinfecção. A garantia é dada pelo Forum Braga que, nas suas redes sociais, divulgou já que a entrada para votar se faz através do Parque de Estacionamento e a saída pela entrada principal, do lado do Parque de São João da Ponte.
Os portugueses que não puderem votar nas presidenciais em 24 de Janeiro podiam pedir, até às 24 horas de quinta-feira, para exercer o seu direito de voto uma semana antes, numa mesa de voto à sua escolha.
O voto antecipado em mobilidade foi alargado por lei aprovada no parlamento e pode ser feito na sede de cada um dos 308 concelhos do país, em vez da sede do distrito, como aconteceu nas eleições europeias e legislativas de 2019.
Assim, quem queria antecipar o seu voto para 17 de Janeiro, numa qualquer câmara municipal, em vez do dia 24 na mesa de voto onde está inscrito, tinha de pedir até ao fim do dia de quinta-feira.
Amanhã, o eleitor vota na mesa do local escolhido, de acordo com a alteração à lei, aprovada em Outubro pela Assembleia da República.
As eleições presidenciais, que se realizam em plena epidemia de Covid-19 em Portugal, estão marcadas para 24 de Janeiro e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho