Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Mais de metade usa o carro nas deslocações diárias e apenas 29% o transporte público
Doces de Natal encerram programa anual de gastronomia

Mais de metade usa o carro nas deslocações diárias e apenas 29% o transporte público

Casa feliz já apoiou 274 famílias famalicenses

Mais de metade usa o carro nas deslocações diárias e apenas 29% o transporte público

Braga

2020-10-20 às 10h00

Paula Maia Paula Maia

Relatório indica que o carro continua a ser o meio de transporte privilegiado dos bracarenses, em detrimento do transporte público que, apesar de tudo, é elogiado pela qualidade do serviço que presta. Presidente da câmara é uma questão cultural.

Braga surge na primeira posição no rol de países em que os seus residentes utilizam maioritariamente o carro no dia-a-dia. Por sua vez, a cidade surge também na lista das cidades europeias com o menor número de residentes a utilizar o transporte público.
Mais de metade dos bracarenses (61%) inquiridos no estudo realizado pela União Europeia em 83 cidades dos estados-membros, revelou usar o carro nas deslocações diárias, enquanto que 29% diz usar diariamente os transportes públicos.
Apesar de reconhecer que Braga é ainda uma das cidades onde mais se utiliza a viatura própria para as deslocações e das cidades onde menos se recorre aos transporte público, o presidente da câmara diz que o relatório revela também o nível de satisfação (mais de metade) dos bracarenses relativamente à qualidade do serviços prestados pelos transportes públicos. “Penso que o está em causa é uma questão de cultura do transporte público”, diz Ricardo Rio, considerando que é necessário dar continuidade a um trabalho de sensibilização, que deve acontecer desde tenra idade, para a utilização deste modo de transporte.
“O que acontece é uma situação paradoxal. As pessoas não associam a não-utilização do transporte público à má qualidade do serviço”, diz a propósito o autarca.
Quanto aos resultados dos índices avaliados, Ricardo Rio mostrou-se muito satisfeito com a apreciação dos bracarenses quando à qualidade de vida que a cidade proporciona.
Além das categorias já mencionadas, o autarca de Braga destaca também a satisfação dos bracarenses relativamente à segurança, com Braga também a mostrar bons indicadores nesta área.
“Há um dado relevante em que 56% dos bracarenses consideram que a cidade melhorou nos últimos cinco anos”, diz ainda Ricardo Rio.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho