Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Mais dois anos para concluir a terceira revisão do PDM
SC Braga procura lugar na final da Taça de Portugal

Mais dois anos para concluir a terceira revisão do PDM

Receita para o dragão passa por ter “esperança e ambição”

Mais dois anos para concluir a terceira revisão do PDM

Braga

2021-01-23 às 06h00

Teresa M. Costa Teresa M. Costa

Prorrogação do prazo para a terceira revisão do Plano Director Municipal de Braga é hoje votada pelo executivo municipal. Pandemia e novos conceitos legais justificam prorrogação por 24 meses.

O executivo municipal deverá aprovar, na sua próxima reunião, agendada para segunda-feira, a prorrogação do prazo para a terceira revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Braga.
A proposta é para prorrogar o prazo por 24 meses, a contar de 9 de Janeiro deste ano, sob o argumento da transposição de novos conceitos legais.
De acordo com a proposta que vai ser apreciada pelo executivo municipal, impõe-se um “estudo aturado das consequências da aplicação do regime de reserva do solo e reserva de edificabilidade, do risco de litigãncia e obrigação do pagamento de indemnizações”.

A Direcção Municipal de Urbanismo, Ordenamento e Planeamento argumenta ainda que se torna necessário “aprofundar o conteúdo de um conjunto de documentos estratégicos como a Estratégia Municipal de adptação às Alterações Climáticas, a estratégia de Desenvolvimento Económico e a Estratégia de Paisagem”.
A 3.ª revisão do PDM deveria ter sido concluída até 13 de Julho do ano transacto, mas o prazo já tinha sido prorrogado até 9 de Julho por força das limitações impostas pela pandemia.

Município apoia com 2500 euros o “INL Idea Award”

A Câmara Municipal de Braga propõe-se atribuir ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), sediado em Braga, um apoio no montante de 2500 euros para premiar os projectos seleccionados no âmbito do “INL Idea Award”.
Um dos argumentos para atribuição do apoio ao INL, que hoje é votado pelo executivo municipal na sua reunião quinzenal, é a importância da estreita cooperação entre o município e as diversas instituições do concelho.
Por outro lado, um dos eixos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico de Braga é o fomento de um ecossistema de inovação e de empreendedorismo onde se enquadra o “INL Idea Award”.
A iniciativa “Founding Partner”, impulsionada pelo INL, visa envolver parceiros públicos e privados na atribuição de um prémios às melhores ideias “INL Idea Award”.

Concurso de banda desenhada “Fora da caixa” continua aberto

O prazo de entrega dos trabalhos ao concurso de banda desenhada de Braga “Fora da caixa” deverá ser alargado até 17 de Fevereiro de 2021.
A proposta de alargamento do prazo chega pela mão da vereadora com os pelouros da Educação e Cultura do Município de Braga, Lídia Dias, e é submetida ao executivo municipal na sua reunião de segunda-feira.
Lídia Dias justifica o alargamento do prazo com o interesse manifestado pelas escolas em participar com os alunos que, devido à interrupção lectiva do Natal, não conseguiram entregar os trabalhos até 30 de Novembro, como previa o regulamento do concurso.
O concurso é dirigido a jovens que residem ou estudam na área do concelho de Braga com idades entre os 16 e os 20 anos.
“Fora da caixa” pretende incentivar a prática das artes visuais e estimular a imaginação nos processos criativos.
O concurso tem ainda como objectivo dar espaço à revelação de talentos emergentes, considerando a cidadania activa e a educação pela arte “componentes fundamentais do processo de criação e de vivência na comunidade”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho