Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Manuel Moreira cumpre sonho de levar saneamento a mais 9 freguesias do concelho de Amares
Sequeira “É a minha melhor época desde que cheguei a braga”

Manuel Moreira cumpre sonho de levar saneamento a mais 9 freguesias do concelho de Amares

“Espero não sair sem ganhar um troféu”

Manuel Moreira cumpre sonho de levar saneamento a mais 9 freguesias do concelho de Amares

Cávado

2020-01-22 às 20h21

Redacção Redacção

Investimento superior a três milhões e meio de euros abrange mais de 1300 famílias

Aquele que era “um compromisso” assumido para este mandato pelo atual executivo da Câmara Municipal de Amares, liderado por Manuel Moreira, está prestes a ser cumprido. Prevê-se, até meados deste ano, a conclusão das obras para alargamento do sistema de saneamento de águas residuais no concelho de Amares, num investimento superior a três milhões e meio de euros, que abrange mais de 1300 famílias e 9 freguesias do concelho. Na reta final da empreitada, o autarca iniciou mais uma ronda pelas várias freguesias do concelho para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos no terreno e não escondeu o seu contentamento por vislumbrar a conclusão desta grande obra.
“É com uma satisfação imensa que acompanhamos o desenrolar desta obra que vem melhorar de forma tão evidente a qualidade de vida da nossa população. Este era um anseio de muitos anos que finalmente vemos cumprido. Nenhum concelho pode crescer e desenvolver-se sem ter as suas estruturas básicas e a cobertura do saneamento é essencial para as nossas famílias e também para a expansão do nosso tecido económico” sublinha, o edil de Amares.
O alargamento da rede concelhia de saneamento de águas residuais contempla ações nas freguesias do Bico, Caldelas, Figueiredo, Fiscal, Lago, Prozelo, Barreiros, Rendufe e Torre, numa extensão de 37,5 km. A obra representa um investimento global no valor de 3.399.698,59 € (três milhões, trezentos e noventa e nove mil seiscentos e noventa e oito euros e cinquenta e nove cêntimos) acrescido de IVA à taxa legal. O valor é financiado por fundos comunitários, ao abrigo da operação POSEUR-03-2012-FC-000713, designado Extensão e fecho de sistemas de saneamento de águas residuais – Amares 2016.
Note-se que, as freguesias abrangidas tinham, até então, uma cobertura média do sistema de saneamento de águas residuais a rondar os 26% sendo que, após o final da intervenção, a taxa duplicará.
Manuel Moreira assume que continua a estudar as melhores soluções para alargar ainda mais a rede: “Apesar deste passo ser enorme sabemos que não chegaremos ainda a todas as pessoas mas vamos continuar a lutar por este objetivo, nomeadamente para criar infraestruturas na zona norte do concelho.”
Campanha “Por si! Por um ambiente melhor! Ligue-se”
A Câmara está a levar a cabo uma campanha de sensibilização junto da população sobre a importância da ligação à rede de saneamento tendo como objetivo que todas as pessoas que têm rede de saneamento disponível regularizem a sua situação. Dos ofícios remetidos, mais de 50% das pessoas já formalizaram pedido de ligação, facto que o edil amarense vê com muito agrado “De facto o enorme investimento que estamos a fazer só é válido se servir a nossa população por isso temos de passar esta palavra e fazer com que as pessoas usufruam efetivamente da rede que temos disponível”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho