Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Manuel Moreira quer concretizar “quatro obras emblemáticas”
Pai Natal chega a Cerveira para a abertura do mercado de Natal

Manuel Moreira quer concretizar “quatro obras emblemáticas”

Município de Esposende institui “Prémio Paulo Gonçalves” para distinguir atletas de excelência

Manuel Moreira quer concretizar “quatro obras emblemáticas”

Cávado

2021-10-17 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Manuel Moreira, empossado ontem para o último mandato a liderar a Câmara de Amares, assume que tem quatro obras prioritárias para concretizar, projectos que vão deixar a sua marca no concelho.

À semelhança do que aconteceu há oito anos, quando tomou posse pela primeira vez como presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira parte para a sua última liderança à frente dos destinos do concelho mantendo “o sonho, a esperança e uma vontade imensa de lutar por uma política mais humanista”.
Empossado ontem, no salão nobre dos Paços do Concelho, o autarca, eleito pela Coligação ‘Juntos por Amares’ (PSD/CDS-PP), prometeu continuar a trabalhar “pela afirmação de Amares e desenvolvimento” do território, “de modo a assegurar a atractividade económica, a inovação e as acessibilidades necessárias, tendo em conta as áreas-chave das políticas públicas europeias e nacionais, como o ambiente e acção climática, mobilidade, desenvolvimento sustentável e emprego”.

Naquele que será o sue último mandato como presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira propõe-se concretizar vários projectos, mas assume que há “quatro obras emblemáticas” que considera prioritárias concelho. “São as obras que vão deixar a minha marca”, especifica, elencando a requalificação do centro urbano da vila de Amares; a criação de um Pavilhão Multiusos/Polidesportivo (a realizar na Vila de Amares em terrenos anexos às actuais piscinas municipais); a requalificação do Monte de S. Pedro de Fins; e a criação da Praia da Ombra, que será a primeira praia fluvial oficial do concelho.

Nas margens do rio vão também ser concretizadas três zonas de lazer com condições com “condições aprazíveis” para serem usufruídas pela população, concretamente em Barreiros, na Malheira (zona do Bico) e em Sequeiros.
Além de ter traçado o balanço do trabalho realizado nos últimos mandatos, e que “tornou Amares um concelho diferente”, Moreira lembrou que nos a dívida municipal diminuiu oito milhões de euros nos últimos oito anos. Mas, mais do que um discursos virado para o passado, o edil já empossado deu particular atenção ao futuro. Além das quatro obras emblemáticas, apontou muitas novidades que vão ser implementadas até 2025.
Um dos projectos passa pela implementação de um novo projecto na área da saúde mental, para dar resposta às consequências psicológicas provocadas pela pandemia.

Ao nível do ambiente e qualidade de vida, a luta é pela execução da rede de saneamento básico de Figueiredo a Bouro. Garantiu ainda que vão ser concluídos os trabalhos de interligação dos depósitos de água “para resolver definitivamente os problemas da falta de água que há tantos anos afecta os amarenses, sobretudo nos meses de Verão”.
Na recolha de resíduos anunciou que vão ser ser introduzidas mudanças que, numa primeira fase, de forma experimental, passarão por um circuito de recolha porta a porta nas freguesias urbanas.
Vai manter-se a aposta na melhoria dos equipamentos desportivos e de laser, arrancando já no primeiro trimestre de 2022 as obras da piscina municipal coberta.

A requalificação da estrada que liga Dornelas a Paredes Secas e e da estrada que liga Bouro ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia é outro objectivo.
A recuperação do património anexo ao Mosteiro de Bouro Sta. Maria e a criação de centro interpretativo, numa candidatura já aprovada, são também para avançar. Nota ainda para a concretização do processo para requalificação da arte Sacra dos Calvários da Abadia.
Diversos convidados marcaram presença nesta tomada de posse, destacando-se, entre outros, a nova presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, e o reeleito edil de Terras de Bouro, Manuel Tibo.

Januário reeleito líder da Assembleia

João Januário foi reeleito presidente da Assembleia Municipal, numa lista única a votação que tem Júlia Silva como 1.ª secretária e Luís Filipe Macedo a 2.º secretário. O cabeça-de-lista da Coligação PSD /CDS-PP foi eleito com 26 votos a favor, oito brancos e dois nulos.
“A renovação deste mandato torna-se particularmente especial porque valoriza e valida o trabalho realizado e coloca uma maior responsabilidade para que o desempenho futuro”, referiu João Januário, afirmando ainda que é sua pretensão continuar a desempenhar o cargo “de forma isenta, rigorosa, justa e ponderada para garantir que as decisões democraticamente tomadas são aquelas que mais se ajustam às expectativas e às necessidades das populações que representamos”.

Cidália Abreu é nova vice-presidente

Cidália Abreu vai ser a nova vice-presidente da Câmara de Amares, revelou ontem Manuel Moreira, à margem da cerimónia de tomada de posse, dando conta de que já está definida a distribuição de pelouros.
Moreira fica com os pelouros da parte financeira e económica, obras particulares e municipais e a gestão do território. Cidália Abreu, que assume a vice-presidência, mantém os pelouros da educação, acção social e saúde e vai assumir também a cultura e o associativismo. Delfim Rodrigues vai ficar com a Protecção Civil, as Juntas de Freguesia, serviços externos e turismo. Já Vítor Patrício, que assume a vereação a meio tempo, continua com o ambiente, trânsito, mercado e feiras, assumindo também a partir de agora as piscinas, o desporto e os fundos comunitários.
Sobre a oposição, liderada por Emanuel Magalhães, Moreira revelou que tudo fará “para que haja uma relação cordial”, referindo que espera dos eleitos socialistas “mais ajuda mais do que conflitos” em prol do concelho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho