Intervenção no arvoredo da Alameda de São Dâmaso decorre este sábado por razões de segurança
2025-06-14 às 06h00
No dia de Santo António, 230 alunos da Escola Básica da Sé e do JI da Quinta das Hortas voltaram a cumprir a tradição e inundaram a cidade de cor e alegria com as típicas marchas antoninas.
No coração de Braga, as Marchas de Santo António continuam a ser uma tradição bem viva, preservada por pequenos e graúdos. Ontem, os alunos da Escola EB1 da Sé e do Jardim-de-Infância da Quinta das Hortas deslumbraram as centenas de pessoas que se juntaram no rossio do Catedral para assistir às marchas antoninas. No mesmo local, já na noite anterior, foram os adultos a manter viva tradição.
O dia 13 de Junho, dia de Santo António, continua a ser assinalado pela comunidade escolar. Tendo como ponto de partida a Escola Básica da Sé, os alunos marcharam até ao Rossio da Sé, onde realizaram uma primeira apresentação, percorrendo depois outras artérias do centro da cidade, num, desfile de cor, animação e muita tradição.
No ano passado, devido às obras na Escola da Sé, as marchas não se realizaram, mas este ano a tradição, já com mais de duas décadas, voltou a cumprir-se, com os alunos finalistas, do 4.º ano, a liderarem a coreografia. Também as mães dos finalistas marcharem.
Foram 230 as crianças que participaram, das quais 183 alunos da EB da Sé e 47 do JI da Quinta das Hortas.
A acompanhar a iniciativa esteve o presidente da Junta da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade. “Desde que sou presidente a Junta, há 12 anos, assisti sempre a esta bonita tradição”, referiu ao Correio do Minho, aproveitando para “enaltecer o trabalho e empenho” dos alunos, professores, pessoal não docente e encarregados de educação. Luís Pedroso elogia o empenho dos estabelecimentos de ensino por manterem viva tradição como as marchas populares ou a representação do milagre de São Geraldo que é também a Escola da Sé que encena, todos os anos, no dia da cidade.
O autarca realça que além das crianças, também anteontem à noite a Associação ‘Os Bravos da Boa Luz’ cumpriu a tradição das marchas populares. O rossio da Sé encheu-se para assistir às marchas que este ano contaram com arcos novos e novas coreografias. “O Carneiro, que é o ensaiador tanto das marchas das crianças como das dos ‘Bravos’ está de parabéns”, realçou.
Luís Pedroso referiu ainda que esta foi a última vez que assistiu às marchas enquanto presidente de Junta, fazendo votos de que estas tradições continuem a ser apoiadas, na medida em que são importantes enquanto elo de ligação comunitário.
A vereadora da Educação, Carla Sepúlveda também assistiu às marchas infantis.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário