António Salvador: “Às vezes, Sporting sente-se pequeno ao lado do nosso clube”
2020-02-28 às 06h00
Vai já na 21.ª edição e pretende combater a sazonalidade e promover a gastronomia atlântica e os produtos locais. ‘Março com Sabores do Mar’ conta com iniciativas educacionais, culturais e ambientais.
Numa edição em que se pretende “ir ainda mais longe”, o presidente da Câmara Municipal de Esposende deixou ontem um desafio aos empresários da restauração que aderiram à 21.ª edição da iniciativa “Março com Sabores do Mar’: “façam do nosso território um território atractivo e com bom gosto, com infraestruturas e equipamentos de qualidade e um serviço atento e diferenciador, tentem seduzir os nossos visitantes para eles voltarem”. Benjamim Pereira aplaudiu ainda a “novidade maior” do programa deste ano, que vai envolver as comunidades imigrantes que escolheram Esposende para viver.
A edição deste ano da iniciativa ‘Março com Sabores do Mar’ conta com 39 restaurantes aderentes, sendo que 15 se vão sujeitar ao concurso. Juntam-se aos restaurantes 21 pastelarias, dois produtores de vinhos, Lacticínios de Marinhas, licores, cervejas e hortícolas.
O presidente da autarquia, que lembrou as “obras muito importantes” que vão avançar em breve no concelho, apelou ao “esforço partilhado” para promover “um território de excelência”, apostando-se no turismo de natureza, nos desportos náuticos, na cultura e na gastronomia.
Para o vice-presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Inácio Ribeiro, começou por felicitar o município por esta “iniciativa de sucesso e de referência que apresenta o que tem de bom e novos elementos para promover o território”, destacando aqui ainda a “capacidade de acolher e bem receber”.
Inácio Ribeiro aplaudiu ainda a fotografia que integra o cartaz promocional da edição deste ano. José, Adelaide e Augusto mostram o melhor que Esposende põe à mesa: o polvo, o robalo e a lampreia. “Esta fotografia transmite a autenticidade e a genuinidade que os turistas procuram”, adiantou o vice-presidente, referindo que esta iniciativa “é mais uma pérola e a cereja em cima do bolo” para o Norte. O responsável da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal deixou o pedido: “continuem a fazer bem para que os turistas levem boas memórias e façam boas recomendações”.
Este projecto que já é “reconhecido”a nível nacional envolve “gastronomia, produtos locais, capacitação, educação, concursos, cooperação, promoção, cultura e ambiente”, referiu, entretanto, o vereador do Turismo da Câmara Municipal de Esposende, Sérgio Mano.
O vereador do Turismo aproveitou ainda para adiantar que o concelho teve um crescimento em 2019 de 7% em dormidas e de 6% em hóspedes, sendo a estada média de 2,2. “Desde 2015 duplicamos as dormidas e hóspedes. Sofremos da sazonalidade, mas cada vez menos, porque o período de época baixa está a diminuir”, avançou o vereador do Turismo.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário