Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Mariana Machado corre final europeia como sénior e bate recorde nacional sub-23
Famalicão chama jovens músicos para estágio em orquestra

Mariana Machado corre final europeia como sénior e bate recorde nacional sub-23

Braga integra Corredor Biológico Mundial

Mariana Machado corre final europeia como sénior e bate recorde nacional sub-23

Desporto

2021-03-05 às 06h00

Rui Serapicos Rui Serapicos

Falha técnica de concorrente abre, aos 20 anos, primeira final internacional como sénior nos 3000 metros dos Campeonatos da Europa de Pista Coberta. Ontem, na eliminatória, Mariana Machado superou recorde nacional de sub-23, que datava de 2002.

A atleta do SC Braga, Mariana Machado, que ontem se estreou como sénior em Campeonatos da Europa, na pista coberta de Torun, na Polónia, conseguiu o apuramento para a final dos 3000 metros, beneficiando da desqualificação de concorrentes que pisaram, de modo irregular, o risco separador de pistas. Hoje, pelas 20 horas, a bracarense de 20 anos corre a primeira final europeia como sénior.
Na corrida eliminatória, a bracarense já tinha obtido a sua melhor marca de sempre na distância, com 8.59.39 minutos, batendo o seu recorde pessoal e, mais do que isso, superou o recorde nacional de sub-23.
O melhor tempo de sub-23 pertencia à também bracarense Jessica Augusto, estabelecido em 2002, com a marca de 9.00.49 minutos.

Campeã nacional no Altice Fórum, em Braga, no passado dia 14 de Fevereiro, com o tempo de 9.09.09, Mariana Machado já tinha corrido os 3000 metros em 9.02.56 minutos.
Ontem, na Polónia, em que o apuramento para a final era atingido pelas quatro primeiras de cada uma de duas eliminatórias mais as que alcançassem os quatro melhores tempos seguintes, a bracarense correu, como já se viu, abaixo dos 9 minutos, com 8.59.39, na segunda eliminatória, que foi a mais rápida das duas.
Esta marca não tinha apurado directamente Mariana para a final, já o Correio do Minho tinha ouvido Sameiro Araújo, treinadora da atleta, a destacar a “boa prova”, tendo em conta a superação de um recorde nacional de sub-23 que já durava há 19 anos.

Além disso, vincou a juventude de Mariana, a mais nova em competição. Só a espanhola, com a mesma idade de 20 anos, competia com outras mais maduras, e mais desenvolvidas fisicamente. Lembre-se que Fernanda Ribeiro foi campeã da Europa em Estocolmo, 1996, quando tinha 27 anos.
A treinadora explicou que a preparação para esta prova foi perturbada com uma lesão ligeira que, não a impedindo de correr “condicionou muito a sua preparação”.

Questionada se, a atleta, que começou a competir aos 15 anos e tem agora 20, pode daqui por cinco anos já competir com mais argumentos nesta distância, Sameiro Araújo perspectivou uma evolução mais rápida, “muito antes”. Segundo a treinadora, os planos de Mariana Machado para os próximos tempos passam por parar a competição, para recuperar da ligeira mazela que a apoquenta e logo que possível voltar a treinar para preparar a qualificação aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

A lançadora do peso Auriol Dongmo, portuguesa de origem camaronesa, obteve também ontem sua qualificação para a final do peso ao lançar 18,55 m ao segundo ensaio, depois de 17,78 ao primeiro. O apuramento directo era obtido com 18,40. A final disputa-se hoje a partir das 19.06 horas.
A prova dos 1.500 m teve três atletas nacionais. Eram apurados os dois primeiros das quatro séries e repescados os quatro melhores tempos. Isaac Nader correu na 1.ª série e foi 10.º com 3.44,15 minutos Nuno Pereira correu a 2.ª série, sendo 9.º com 3.42,38. Finalmente na 4.ª série, José Carlos Pereira foi 12.º com 3.56,44.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho