Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Maximinos defende musealização de fonte
Arnoso Santa Maria: Solenidades religiosas valorizam memórias e identidade do povo

Maximinos defende musealização de fonte

Cortejo etnográfico de S. José desfilou raízes e tradições pelas ruas da Póvoa de Lanhoso

Maximinos defende musealização de fonte

Braga

2024-07-14 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Fonte de S. Pedro terá feito parte da passagem de Santiago nas pregações por terras de Braga. União de Freguesias pede intervenção.

Citação

A União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade tem vindo a defender a musealização da Fonte do Menino Jesus ou de S. Pedro, localizada na Rua da Fonte, em Maximinos, mesmo junto à linha do comboio. A tarefa não é fácil, já que além de se encontrar num terreno privado, a informação sobre a fonte é praticamente inexistente.
“Esta fonte nem tampouco está inventariada na Câmara Municipal de Braga. Está em domínio privado. A Câmara disse também que não teria grande interesse na musealização da mesma. Mas se isto é mesmo do tempo dos romanos, essa musealização é importante”, disse Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, que garantiu ainda que se o processo de musealização avançar, a União de Freguesias terá “todo o gosto” em ser parceira do município.
O autarca explicou que faria todo o sentido “preservarmos esta fonte e darmos outra dignidade ao espaço. Podíamos, por exemplo, limpar o espaço que está à volta”. Luís Pedroso lamenta que o espaço ainda seja pouco conhecido dos bracarenses. “Há pessoas da freguesia que são conhecedoras do espaço e que gostariam que esta fonte estivesse mais preservada. Há, no entanto, muita gente que não sabe da existência desta fonte”, indicou Luís Pedroso.
A limpeza do espaço vai sendo feita, com alguma regularidade, pelos moradores da Rua da Fonte. Um dos moradores de Maximinos revelou que a fonte terá sido usada pelo Apóstolo Santiago, na sua passagem pela Península Ibérica. “Tenho acompanhado tudo o que se tem dito Sobre o Apóstolo Santiago nas suas passagens por Braga. Surpreendentemente nunca se falou ou fala sobre a Fonte do Menino Jesus, fonte existente em Maximinos, onde o Apóstolo Santiago bebeu”, indicou o munícipe.
Numa publicação datada de Julho de 2018, a ASPA - Associação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural, aponta a passagem do Apóstolo Santiago pelo local, citando o Aquilégio Medicinal escrito no século XVIII. “Na mesma Cidade de Braga, há outra fonte chamada de S. Pedro, que está na Paróquia de S. Pedro de Maximinos, extramuros da citada Cidade, cuja água, que é muito boa, a te?m os moradores por milagrosa, e a bebem nas suas enfermidades, com muita fé, e esperança que lhe aproveite, como muitas vezes sucede; e há tradiça?o de que indo o Apóstolo Santiago a?quela terra pregar a Fé Católica, bebera na dita Fonte. Muita gente manda buscar esta água no dia de S. Pedro de manha?, e a guarda como milagrosa. Seria desejável que o município de Braga reconhecesse o valor patrimonial da fonte e a classificasse como imóvel de interesse municipal”, revelou a ASPA.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho