Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Merelim S. Paio no projecto Acusticidade
Tiago Ferreira: “No primeiro treino fui para a baliza... nunca mais saí de lá”

Merelim S. Paio no projecto Acusticidade

Pastelaria Bom Jesus serve tradição no centro histórico

Merelim S. Paio no projecto Acusticidade

Braga

2022-12-09 às 06h00

Redacção Redacção

Projecto documental do programa de serviço educativo da Braga Media Arts visitou e dá a conhecer a freguesia.

Citação

Ao longo de todo o seu território, o concelho de Braga carrega um legado milenar, de história e estórias. Merelim S. Paio, freguesia plantada na margem esquerda do Rio Cávado, é um exemplo de como os diferentes estratos desse legado se justapõem, e de como é possível sentir uma força qualquer, transversal a esses tempos, que as pessoas ainda carregam, uma força do fazer, que se confunde com o amor à terra. Em Merelim há que ver com tudo, também com os ouvidos.
AcustiCidade é um projecto promovido pelo Circuito - Serviço Educativo Braga Media Arts, que procura contar a história dos lugares através dos testemunhos dos moradores e de paisagens sonoras e pretende repensar Braga a partir do seu som, propondo um percurso auditivo que expõe a história dos lugares e das pessoas. Depois de um primeiro AcustiCidade que retratou a Urbanização das Parretas, num trabalho erguido pelo colectivo Space Transcribers, lançado em 2021, e disponível em www.acusticidade.com, este segundo AcustiCidade foi desenvolvido pela ‘ondamarela’, em colaboração com o jovem artista e músico bracarense Pedro Lima, a partir de um trabalho de recolha e investigação junto da população de Merelim, ao longo deste ano. Ao contrário da primeira edição, este novo AcustiCidade não propõe um percurso pedonal formal. Pode ser feito a pé durante uma manhã, de bicicleta ou de carro, ou pode ser experienciado a partir de casa através do site do projecto.
A decorrer desde Setembro, o trabalho final estreará Domingo, com uma apresentação a decorrer pelas 15 horas na Junta de Freguesia de Merelim S. Paio. O documentário sonoro será ainda apresentado em duas formas: em formato online, através do site www.acusticidade.com, disponível para consulta a partir de Domingo, onde constará a reprodução do documentário sonoro em seis episódios; em formato físico, através de um mapa que convidará a descobrir Merelim S. Paio com a sugestão de percursos no terreno. O mapa estará disponível Segunda-feira em diversos espaços culturais da cidade.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho