Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Mestrado em Media Arts reforça Braga enquanto cidade criativa da UNESCO
Associação Vida Independente alarga capacidade de resposta

Mestrado em Media Arts reforça Braga enquanto cidade criativa da UNESCO

Famalicão lança Prémio Literário Camilo Castelo Branco no valor de 7.500 euros

Mestrado em Media Arts reforça Braga enquanto cidade criativa da UNESCO

Ensino

2021-06-30 às 11h00

Joana Russo Belo Joana Russo Belo

Universidade do Minho lança mestrado em Media Arts. Reforçada a centralidade da instituição no plano cultural e criativo da cidade de Braga.

Citação

A Universidade do Minho vai lançar, para o próximo ano lectivo 2021/2022, um novo mestrado em Media Arts, com o objectivo de reforçar a centralidade da UMinho no plano cultural e criativo da cidade de Braga, a única no país e na Península Ibérica a integrar a rede de cidades criativas da UNESCO na área das Media Arts.
O Mestrado irá proporcionar uma formação avançada no cruzamento entre arte, comunicação e tecnologia digital, através de um plano de estudos de forte cariz laboratorial e de projecto, sendo que o curso “procurará um compromisso entre a teoria, a prática experimental e o pensamento crítico, numa interacção constante entre o saber-reflectir e o saber-fazer”.
Este Mestrado beneficiará de uma relação próxima com a actividade da Braga Media Arts e do gnration, espaço de criação, performance e exposição no domínio da música contemporânea e da relação entre arte e tecnologia. Esta ligação, protocolada entre a empresa municipal de cultura Teatro Circo de Braga EM SA e a Universidade do Minho, irá proporcionar uma integração e interacção de excelência, criando dinâmicas com a programação cultural e programa de residências artísticas destas entidades, atribuindo a este características únicas a nível nacional.
Este ciclo de estudos destina-se, essencialmente, a licenciados, com ou sem experiência profissional e/ou artística, nas áreas das Artes Visuais, Artes Plásticas, Artes Performativas, Música, Multimédia, Audiovisual, Design e Ciências da Comunicação, bem como em outras áreas que pretendam aprofundar os seus conhecimentos e resulta de uma sólida articulação interdisciplinar e da colaboração entre o Departamento de Ciência da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais, a Escola de Engenharia e a Escola de Arquitectura.
Desde 2017, que a cidade de Braga é parte integrante da rede da UNESCO Creative Cities Network no domínio das Media Arts, uma rede que engloba 246 cidades espalhadas pelo mundo e que colocam a criatividade no centro do seu desenvolvimento social, cultural e económico. Esta rede faz com que a cidade de Braga esteja na linha da frente dos esforços da UNESCO para promover a inovação e a criatividade como factores-chave de um desenvolvimento urbano mais sustentável e inclusivo.
O plano de acção em Braga é desenvolvido pela Braga Media Arts, que tem por objectivo promover a aprendizagem e experimentação no campo das Media Arts. Do plano de acção resultou já a criação do index, uma bienal internacional de Media Arts que teve uma edição preliminar em 2019, e o projecto de serviço educativo Circuito, que estabelece múltiplas ligações entre Media Arts e a cidade de Braga, com actividades para escolas, famílias, crianças, professores, seniores, artistas, entre outros.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho