Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Miguel Alves: “Estas são obras são o investimento público mais importante da década”
João Sousa lamenta cancelamento do ‘Grand Slam’ de Wimbledon

Miguel Alves: “Estas são obras são o investimento público mais importante da década”

UMinho vai apoiar alunos na aquisição de computadores e no acesso à internet

Miguel Alves: “Estas são obras são o investimento público mais importante da década”

Alto Minho

2020-01-28 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha, visitou, ontem, o arranque das obras na Escola Básica e Secundária Sidónio Pais, onde assinalou que esta intervenção é “uma prioridade” para o Município e fundamental para o presente e futuro.

A requalificação da Escola Básica e Secundária Sidónio Pais, em Caminha, “é uma prioridade” em termos de investimento municipal no presente e no futuro, garante Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha, que ontem visitou o arranque das obras. A intervenção, estimada em 3,5 milhões de euros, conta com o apoio de fundos comunitários e de um investimento de 1,5 milhões de euros directamente da Câmara Municipal. O autarca espera que o ano lectivo 2021/22 já comece na ‘nova escola’.

Este projecto de requalificação da escola Sidónio Pais chegou a estar inscrito nas obras da Parque Escolar mas acabou por nunca se concretizar. “Temos dedicado este mandato a recuperar este investimento para o concelho de Caminha e para a nossa Educação, e, hoje, esta obra é uma realidade”, afirmou o autarca Miguel Alves, apontando para alguns resultados desta intervenção como a retirada do fibrocimento, a limpeza dos espaços que serão agora demolidos e a colocação dos contentores no recinto desportivo ao ar-livre, “onde os alunos têm aulas em melhores condições que anteriormente”, garantiu o edil.
Apontando para um investimento global no parque escolar na ordem dos cinco milhões de euros para os próximos três anos, o presidente da câmara de Caminha avançou que brevemente será lançado outro concurso público para a construção de uma nova Escola Básica do Vale de Âncora, que incluirá obras também na Academia de Música Fernandes Fão.

“Esta é uma aposta na valorização do Parque Escolar do Agrupamento de Escolas de Caminha, é uma aposta na Educação, nas nossas crianças, nas nossas famílias e na nossa comunidade”, sublinhou.
Miguel Alves assinala estes projectos no parque escolar como “essenciais” para o futuro da Educação no Município de Caminha, indicando todavia que há muitas necessidades ainda para cumprir, mas frisando que esta é uma prioridade do seu executivo, tal como são os projectos do Mercado Municipal e da Ecovia junto ao rio Minho, bem como os investimentos que estão a ser feitos no centro histórico da vila de Caminha.
Actualmente a EBS Sidónio Pais conta 600 alunos, mas já foram quase um milhar. Segundo Maria Esteves, que dirige o estabelecimento há cerca de três décadas, pode agora mostrar o seu optimismo, até porque o número de alunos no 2.º ciclo voltou a crescer. “Estamos muito satisfeitos com estas obras”, garantiu Maria Esteves, que indicou que a acomodação dos alunos nos contentores “foi um sucesso”.

“Esta escola foi feita para o ensino básico escolaridade obrigatória do 6.º ano e não tinha condições para dar resposta àquilo que o sucesso educativo exige hoje e muito menos ao ensino secundário”, apontou, lembrando que esta intervenção era mais do que necessária. Apesar das condições infra-estruturais não serem as melhores, a directora aponta para uma taxa de sucesso acima da média nacional - “apenas graças aos profissionais da escola”.
“Os habitantes de Caminha fazem exactamente os mesmos descontos de impostos que os de Viana, Braga ou Lisboa e por isso têm direito a que os seus alunos tenham as mesmas condições de aprendizagem”, disse. “Graças a este projecto e ao impulso que a autarquia deu, estamos finalmente em vias de conseguir cumprir este anseio”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho