Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Ministro da Economia validou projeto I9G apresentado em Guimarães
Senhor dos Passos de Real com o brilho e a dignidade de sempre

Ministro da Economia validou projeto I9G apresentado em Guimarães

Bombeiros distritais recolheram cerca de 61 toneladas de pilhas

Ministro da Economia validou projeto I9G apresentado em Guimarães

Vale do Ave

2019-02-22 às 21h21

Redacção Redacção

Assinatura de memorando entre Município de Guimarães, Universidade do Minho e empresários vimaranenses decorreu esta sexta-feira, 22 de fevereiro.

Citação

Elaboração de projetos de inovação com o objetivo de transferir conhecimento produzido na Universidade do Minho e outras entidades do Sistema Científico para as empresas sediadas em Guimarães. Este é o conceito que define esta “triangulação perfeita” assente no projeto I9G, apresentado esta sexta-feira ao Ministro Adjunto e da Economia, numa sessão realizada em Guimarães. Pedro Siza Vieira validou no imediato o documento, depois da assinatura do memorando de entendimento entre a Câmara Municipal, Universidade do Minho e os empresários vimaranenses.
 
“Este projeto demonstra a capacidade de transferir o conhecimento que se produz nas nossas universidades para as nossas empresas e é uma condição decisiva para ganharmos a batalha da competitividade, através pessoas mais qualificadas e com mais investigação para desenvolver os produtos. Importa realçar a participação do Município de Guimarães no sentido de criar condições, ao nível do apoio e contratação de recursos humanos, numa cooperação tripartida com a Universidade e empresários. Isso é muito estimulante”, afirmou o Ministro da Economia.
 
Pedro Siza Vieira salientou ainda que o exemplo de Guimarães deverá ser replicado. “Os Municípios têm desenvolvido estratégias de apoio económico às empresas de acordo com as necessidades mais imediatas, e este é o novo tipo de desafios que os Municípios se têm de adiantar, sabendo que em todas as cidades onde existem instituições de ensino superior cria-se maior dinamismo empresarial. Por isso, julgo que esta colaboração entre Universidades, Municípios e Empresas é um modelo que vamos ver com mais frequência no futuro”, referiu o Ministro.
 
Para colocar o projeto I9G na prática será criada uma Academia Industrial, cujo local será em Pevidém (Selho S. Jorge). O Presidente da Câmara Municipal pretende que todas as empresas do concelho estejam integradas, considerando a necessidade de “formação constante” direcionando para as áreas do digital, inteligência artificial, robótica ou biotecnologia. “Não queremos excluir ninguém e há pessoas que estão a trabalhar há dezenas de anos nestas empresas, mas devem ter uma formação muito orientada para os desafios do futuro. A Academia Industrial que vamos implementar em Guimarães será para dar essa formação aos operários, técnicos e trabalhadores qualificados ou especializados e aos próprios empresários. Estamos a definir um caminho para vencer esta 4ª revolução industrial e integrar todas as empresas, numa articulação com os centros de conhecimento e investigação”, salientou Domingos Bragança, deixando ainda um aviso: “É importante incentivar e apostar já na inovação, na ciência e no desenvolvimento tecnológico, para as empresas terem capacidade de resposta, em vez de um dia mais tarde enfrentarem uma nova crise e pagar subsídios de desemprego às pessoas”.
 
Rui Vieira de Castro considerou que “a Universidade do Minho tem um papel ativo na formação e qualificação dos recursos humanos e dentro do que é a sua missão, desde há muitos anos, tem um eixo fundamental que é a interação com a sociedade. Por isso, a Universidade do Minho assume-se como o motor desenvolvimento na região e do país, através da ligação ao tecido económico e às empresas”.
 
O projeto i9G foi apresentado pelo Vereador, Ricardo Costa, onde demonstrou que o Município de Guimarães pretende aumentar a capacidade organizacional e o conhecimento das suas empresas, contribuindo para a concretização de um dos objetivos estratégicos, como a criação de emprego altamente qualificado, que permita a atração e fixação de novos talentos na região. Por isso, o projeto dotará as empresas com um conjunto de competências críticas, que lhes permita o desenvolvimento de novos produtos e serviços, reforçando o valor para a economia nacional, tornando-a mais competitiva e capaz de suportar melhores salários e melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho