Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Monção: Ars Guitar Festival atrai guitarristas internacionais
SC Braga: Registo defensivo ao nível dos melhores de sempre

Monção: Ars Guitar Festival atrai guitarristas internacionais

SC Braga vence Sporting e marca lugar na final

Monção: Ars Guitar Festival atrai  guitarristas internacionais

Alto Minho

2025-03-19 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Guitarristas Joachin Clerch, Junior Cesar Sarracent, Francisco Gomes, Ricardo Barceló, Simone Fontanelli e Pablo Zapico são os principais nomes do evento que decorre de 15 a 18 de Junho.

Citação

Joachin Clerch (professor principal da Robert Schumann Hochschule em Dusseldorf, Alemanha) e Junior Cesar Sarracent (guitarrista cubano) são dois dos guitarristas internacionais que marcam presença na primeira edição do ARS Guitar Festival - Festival Internacional de Guitarra Clássica e Música de Câmara de Monção, que decorre entre os dias 15 e 18 de Junho.
Também estão confirmadas as presenças de Francisco Gomes, professor do Conservatório de Música de Barcelos, Ricardo Barceló, professor da Universidade do Minho. Simone Fontanelli (compositor italiano) e Pablo Zapico (especialista em música barroca) e Julia Trintschuk, guitarrista formada com Joaquin Clerch.
Ontem, na apresentação do evento, o presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, revelou que o festival “atrai nomes de referência mundial, o que o coloca num patamar elevado. Estão reunidos todos os predicados para um festival de grande dimensão, que coloca Monção na vanguarda da cultura”. António Barbosa acrescentou que o evento espelha a atractividade do território monçanense. “Monção é um território de cultura de qualidade . Essa é uma valência em que devemos continuar a apostar”.
O director do festival, o Alex Sousa Rodrigues, afirmou tratar-se de “um festival inovador, que celebra a guitarra em todas as frentes. O festival assenta em três pilares: a excelência artística, a formação e a inovação”.
Alex Sousa Rodrigues frisou também que Monção é um território “com grande potencial na cultura e com forte identidade cultural. Além dos concertos, o festival oferece a possibilidade do público poder contactar de perto com os artistas em workshops e oficinas. Uma exposição mostra instrumentos históricos como guitarras clássicas tradicionais, uma guitarra clássica de doble top, uma vihuela (viola de mão), uma guitarra renascentista e uma guitarra flamenca. Os instrumentos pertencem a coleccionadores internacionais. O festival aborda diferentes expressões musicais, desde o fado à música barroca, passando pelo flamenco, e o Latin Jazz. Os bilhetes já estão disponíveis. A programação sobre os concursos pode ser consultada em www.arsguitarfestivalmoncao.com. 

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho