Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Monção: Longos Vales levanta o pau este domingo
Projecto promove inclusão social e cultural em Braga

Monção: Longos Vales levanta o pau este domingo

Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado no Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Monção: Longos Vales levanta o pau este domingo

Alto Minho

2023-05-31 às 18h32

Redacção Redacção

Esta tradição, uma das mais castiças e peculiares do concelho, junta muitos curiosos no lugar do Mosteiro, assinalando o arranque das Festividades em Honra de S. João Baptista. Realiza-se este domingo, 4 de junho, com início às 15h00.

Citação

A Freguesia de Longos Vales, situada sensivelmente a seis quilómetros da sede do concelho, revive este domingo, 4 de junho, pelas 15h00, no lugar do Mosteiro, espaço central da localidade, uma das tradições mais castiças do concelho: o levantamento do pau.

Esta iniciativa secular, muito acarinhada e participada pela população local, assinala o arranque das Festividades em Honra de S. João Baptista, cujo ponto alto é no dia 24 de junho, constando do levantamento de um pau de eucalipto com uma altura variável entre 30 e 40 metros.

Para tal, os elementos da comissão, entre quatro a seis pessoas, retiram o pau de uma carrinha de caixa aberta e, com a ajuda de quatro cordas entrelaçadas e muitos populares, procedem à sua colocação vertical num trabalho de equipa, onde é necessário habilidade, força e estratégia coletiva.

A rivalidade entre comissões, que representam os lugares da freguesia, é bastante grande, havendo sempre a curiosidade em saber-se qual o comprimento do pau e como correu o respetivo “enterramento”. Não há registo de “acidentes”, mas sustos e peripécias não faltaram ao longo destes anos.

Retomada no ano passado, após dois anos em "ponto morto", esta tradição encaminha muitas pessoas para o lugar do Mosteiro que aproveitam o nome para lançar algumas “farpas” e animar algumas conversas mais ousadas. No fundo, conta o convívio e a animação numa tarde marcada pela diferença e originalidade. Com animação a cargo do grupo de bombos da freguesia, segue-se a arrematação de ofertas.

Como Longos Vales é uma freguesia com forte emigração, em agosto é habitual realizar-se um arraial minhoto, recuperando, de alguma forma, a essência da festa que decorre este domingo. A última tarefa da comissão está marcada para 31 de dezembro, dia em que o pau é deitado abaixo e cortado, entrando ao serviço, no dia seguinte, uma nova comissão.


Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho