Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Mostra Empresarial reflecte dinamismo, crescimento e inovação
Lançada primeira pedra da ERPI de Curvos

Mostra Empresarial reflecte dinamismo, crescimento e inovação

Caminhada para conhecer os encantos da Cabreira

Mostra Empresarial reflecte  dinamismo, crescimento e inovação

Braga

2024-05-24 às 06h00

Libânia Pereira Libânia Pereira

Luís Montenegro visitou, ontem, a Mostra Empresarial da Semana de Economia de Braga. Nas palavras de Ricardo Rio, o primeiro-ministro presenciou o dinamismo e crescimento de Braga.

Citação

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e os ministros da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, e o ministro da Educação, Fernando Alexandre, visitaram ontem a Mostra Empresarial da Semana de Economia de Braga. Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, acompanhou a visita e considerou que o momento evidenciou “o dinamismo, crescimento e inovação” que caracterizam o território.
“Tratou-se de uma visita importante a diversos níveis. Para nós é muito reconfortante ver o entusiasmo que os empresários e as instituições do concelho aqui presentes transmitiram ao primeiro-ministro. Deram-lhe uma imagem muito clara daquele que é o dinamismo, daquele que é crescimento e a inovação que hoje se sente no território, e que resulta das parcerias estabelecidas por estas instituições”, afirmou Ricardo Rio em declarações aos jornalistas.
No final da visita, o presidente da câmara de Braga considerou que este foi também um “alento para o próprio primeiro-ministro, por perceber que Portugal é um país com futuro, que tem regiões como a de Braga e toda a sua envolvente, que tem um enormíssimo potencial e que merecem a sua atenção e o seu investimento”.

O contacto entre o governante e os empresários foi constante, e entre as preocupações manifestadas destacou-se a necessidade de mão-de-obra qualificada. “A falta de recursos humanos foi uma necessidade invocada pela maioria dos empresários. O que temos de continuar a fazer é criar condições para atrair e fixar recursos humanos qualificados, na linha do que temos vindo a tentar fazer no concelho de Braga. Esse é um esforço continuado, e para o qual contamos também com a colaboração do próprio Governo, inclusive com algumas das medidas que hoje (ontem) mesmo foram tomadas no âmbito do Conselho de Ministros”, revelou Ricardo Rio.
O Forum Braga acolhe até amanhã a 7.ª Semana da Economia de Braga, iniciativa que este ano tem uma carga simbólica por assinalar o 10.º aniversário da InvestBraga. “Até ao momento a Semana da Economia tem superado as expectativas, não só pela qualidade das iniciativas, mas também pela adesão que têm tido. Temos nesta edição um programa muito aliciante e isso reflectiu-se na participação de diversos públicos em cada uma dessas iniciativas”, considerou o presidente do município e da InvestBraga.

José Manuel Fernandes: “Braga é um território de esperança”

“Consideramos com justiça que Braga é um território de esperança e de juventude”. A afirmação partiu, ontem, do ministro da Agricultura e Pescas no âmbito da visita à Mostra Empresarial da Semana de Economia de Braga. José Manuel Fernandes considerou que a cidade acolhe “jovens e empresários de grande qualidade”, assim como instituições de ensino e investigação com mérito à escala global. “Temos tudo para triunfar”, vincou.
Após uma manhã onde o executivo liderado por Luís Montenegro se reuniu num Conselho de Ministros dedicado aos jovens, o primeiro-ministro, juntamente com o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, e o ministro da Educação, Fernando Alexandre, realizou uma visita à Mostra Empresarial da Semana de Economia de Braga.
Sem especificar as medidas, José Manuel Fernandes referiu que o Conselho de Ministros foi dedicado aos jovens, “comprovando a importância que este Governo atribui à juventude”.

O facto desta reunião se realizar em Braga “mostra que a coesão territorial é para nós essencial”, considerou o ministro minhoto. “Para além disso significa que consideramos, com justiça, que Braga é uma cidade, um território de esperança e de juventude, com instituições que permitem que a Semana da Economia seja uma semana com empresas que têm um carácter multinacional (sediadas neste território), e que aproveitam as forças da juventude, as competências que as instituições como a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) dão, assim como as estruturas de investigação como o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL)”, acrescentou.

A fixação de jovens talentos em Portugal foi referida como uma prioridade do actual Governo e, para José Manuel Fernandes, Braga surge como uma bom exemplo pela vitalidade, juventude, força e mérito que tem vindo a evidenciar.
“Temos aqui uma prova de que somos capazes, de que Portugal tem de aproveitar os seus melhores, de que é possível fixar os jovens, de que temos jovens e empresários de grande qualidade, de grande sucesso e isto deve-se também à força e visão da própria autarquia local”, notou.“Quando temos boas instituições, bons empresários, e depois um Governo que procura fixar os jovens dando-lhes todas as condições e reduzindo a carga fiscal, que é imensa, considero que temos aqui sinais de confiança e uma grande esperança”, disse ainda o ministro.

Natural de Vila Verde, José Manuel Fernandes conhece bem o território minhoto e sublinha: “Se olharmos para este distrito, temos o mar e o Parque Nacional da Peneda Gerês, uma excelente gastronomia, um património cultural e religioso invejável, universidades de grande qualidade que pedem meças à escala global, empresários corajosos e que apostam na inovação. Temos tudo para triunfar”.
Depois, continuou, “é preciso um Governo que puxe pelo território e que não asfixie as empresas. Esse é o nosso objectivo, a redução da carga fiscal. E temos vindo a tomar medidas nesse sentido nomeadamente em benefício dos jovens. Esse conjunto de acções significa que o Governo está a cumprir com aquilo que assumiu na campanha eleitoral”, defendeu o ministro.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho