-oficina dos Guerreiros abriu com muitas novidades
2025-05-14 às 06h00
AEB vai ser o palco da 2.ª edição da ‘Legus Augusta’, iniciativa de entrada livre que decorrerá em paralelo com a Braga Romana. Exposição tem vertente solidária e inclusiva, a favor do Novais e Sousa.
A 2.ª edição da exposição ‘Legus Augusta’ vai decorrer de 21 a 25 de Maio, em paralelo com a Braga Romana. A sede da Associação Empresarial de Braga (AEB) é o palco desta iniciativa que promete deslumbrar pequenos e graúdos e que tem ainda uma vertente solidária, a favor do Centro Novais e Sousa.
Mais de 40 mil peças Lego dão forma às construções que vão estar expostas, entre elas uma réplica de cidade romana, uma secção dedicada ao espaço e outra aos monumentos da cidade de Braga.
“As construções são todas originais. Algumas minhas e outras de amigos que também tem esta paixão pelas construções Lego”; explicou Jorge Reis, o organizador desta exposição, ontem em conferência de imprensa.
Cada construção é o resultado de muitas horas de empenho, como descreveu Jorge Reis, exemplificando com a réplica do Arco da Porta Nova que vai estar exposto: “foram mais de oito horas para idealizar a construção, ou seja escolher e procurar as peças a usar, e depois mais quase três semanas de montagem”.
Sendo originais, cada construção “leva o seu tempo, porque a peça vai avançado por tentativa e erro”.
Uma das novidades desta edição é um carimbo alusivo à mesma, pelo que for portador do passaporte Lego pode carimbá-lo na visita à ‘Legus Augusta’.
“Teremos também desenhos para as crianças pintarem e duas mesas com peças Lego onde os mais pequenos podem usar da imaginação e fazer as suas próprias construções”, acrescentou.
Este ano a ‘Legus Augusta’ conta com uma vertente solidária. O centro D. João Novais e Sousa vai marcar presença com uma feirinha dos seus produtos. Lucinda Vilaverde explicou que as verbas angariadas revertem a favor da construção do lar residencial, um projecto que a instituição quer concretizar há anos e que é uma urgência.
“Vai ser uma alegria para nós fazer parte desta iniciativa”, referiu Lucinda Vilaverde, referindo que os Bombos do Novais também marcar presença na iniciativa. A actuação está prevista para as 16 horas do dia 21.
O Novais e Sousa conta com 60 utentes, com idades entre os 22 e os 66 anos, mas “apesar disso não deixam de ser crianças e certamente vão gostar dos legos e passar na exposição com as suas famílias”.
A exposição ‘Legus Augusta’ é patrocinada pela União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, que na conferência de imprensa esteve representada por Jorge Miranda.
“Para a nossa União de Freguesias é um orgulho patrocinar esta exposição. A 1.ª edição decorreu no auditório da Junta da Sé, que este ano está indisponível na data da mostra, pelo que agradecemos a disponibilidade da AEB receber a exposição”, referiu.
Em representação da AEB, Rui Marques realçou que “é um gosto poder acolher esta exposição”.
“Esta é uma casa de empresários, mas também da cidade e da região e está sempre aberta às actividades da comunida- de”, afirmou o director-geral da AEB, elogiando a iniciativa que tem como público-alvo as famílias, pelo que é mais uma oferta pata quem é de Braga ou visita a cidade.
Tendo como temática o ambiente, o vereador Altino Bessa foi convidado para ser o embaixador desta exposição, já a embaixadora é Epifânia Oliveira.
“É um gosto ter sido convidado pelo Jorge Reis para ser embaixador desta edição da Legus Augusta’, referiu Altino Bessa, aproveitando para elogiar o organizador desta exposição, lembrando que é o mentor d emuitos outros eventos, tendo sido também um dos “incentivadores e organizadores da Braga Brick” no Forum Braga.
18 Junho 2025
18 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário