Vinho verde, gastronomia e música animam Braga até domingo
2025-06-29 às 12h00
MeteoFreixo dá conta de um mês de Junho muito seco e de grandes variações térmicas. Início de Julho com muito calor.
No habitual Relatório Climático, o Centro do Estudos Climáticos do MeteoFreixo define este mês de Junho 2025 como muito seco e quente. A precipitação foi muito escassa, não ultrapassando os 15 mm, enquanto a temperatura média de 20,8ºC foi também mais elevada 1,3ºC que a normal.
“Apesar de Junho ter sido na sua generalidade mais quente, houve grandes variações térmicas entre dias extremamente quentes em contraste com dias seguintes mais frescos. Aliás, assistimos a variações de mais de 10ºC, num intervalo de apenas dois dias”, refere o centro, deixando como exemplo a subida de 12ºC na temperatura média, entre os dias 14 e 16.
Depois da primeira semana fresca, a segunda foi extremamente variável, alternando entre muito quente, fresco, com a segunda quinzena genericamente mais quente que a normal.
Outro dado significativo foi a temperatura de 20,8ºC, sendo Junho de 2025 o mais quente dos últimos sete anos, a par do junho de 2023. Registo também relevante neste mês foram as noites tropicais, fora de época (antecipadas) com o dia 17 a registar uma mínima de 20,1ºC. Também nesse dia 17, registou-se o dia mais quente com uma máxima de 38ºC e uma temperatura média de 28,3ºC. Nestes últimos dois dias de Junho volta o calor extremo e noites tropicais.
Na análise comparativa do ano civil, Junho foi, claramente, o mês mais quente deste semestre.
Ao nível da pluviosidade, os escassos 14 mm de acumulado mensal, 70% abaixo da normal, dizem que neste mês de Junho choveu menos de 1/3 do previsto, sendo o mês menos pluvioso, face ao histórico dos meses análogos dos últimos oito anos.
“Numa análise diária da distribuição da precipitação, podemos concluir que foi um mês seco. O dia de maior pluviosidade foi a 12, com uns modestos 5 mm. Na última quinzena tivemos um acumulado de 2 mm, ocorridos na noite de S.João”, destaca o relatório.
Quanto à previsão do MeteoFreixo para a primeira semana de Julho na região Minho é de “estabilidade atmosférica com céu pouco nublado ou limpo”. “As temperaturas serão elevadas com máximas acima de 30ºC e, em alguns dias, podendo ultrapassar os 35ºC. Não é de excluir uma onda de calor nesta primeira semana de Julho. Estas condições vão agravar o risco de incêndio na região Minho, radiação ultravioleta elevada e menor qualidade do ar”, alerta o centro.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário