Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Multidão aplaude Cortejo Sanjoanino
Campeões famalicenses homenageados em noite de gala

Multidão aplaude Cortejo Sanjoanino

Agrupamento Braga Oeste juntou-se em Feira de S. Martinho

Multidão aplaude Cortejo Sanjoanino

Braga

2019-06-25 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Cortejo sanjoanino voltou a levar centenas de pessoas ao centro da cidade, logo às primeira horas da manhã. Carros das Ervas, do Rei David e dos Pastores partiram do Largo São João do Souto e percorreram cidade durante todo o dia.

“A memória de João,
por nós tanto engrandecida,
Queira aos céus neste dia
seja sempre renascida!”

Amanheceu cinzento o dia de São João Baptista, feriado municipal em Braga. Após a longa noitada, centenas de pessoas rumaram novamente ao centro da cidade para assistir ao arranque de um dos momentos mais altos, e mais característicos das festas: o Cortejo Sanjoanino, que integra o desfile dos carros das Ervas, do Rei David e dos Pastores.
Vieram de Fermentões, Guimarães, os dois bovinos que este ano puxaram o Carro das Ervas. Conduzidos por Filipe Silva, os animais transportavam alecrim, louro, erva doce, entre outras ervas de cheiro. “A função deste carro é espalhar as ervas, purificando e perfumando as ruas da cidade por onde passam a seguir os carros do Rei David e dos Pastores”, explicam Sandra Gomes e Jorge Braga, o casal que voltou novamente a receber o convite da Associação de Festas para ir neste carro, espalhando as ervas.

Seguiu-se o Carro do Rei David, que transportava 13 elementos, um dos quais a figura do Rei David. Ao ritmo da música oitocentista da autoria de um monge agostinho do Convento do Pópulo, o grupo dança, sendo o passo mais característico o tipo polca, em que uma das pernas está mais elevada com o joelho dobrado na zona da cinta. Esta representação cativa sempre pela sua singularidade.
A fechar o cortejo, o Carro dos Pastores continua a ser o mais aclamado, muito por culpa das ternurentas crianças que protagonizam a representação do nascimento de São João Baptista. Este auto tem origem na Procissão de São João de 1754, tendo a música e letra sido actualizadas em 1890 por Manuel João de Paiva.

Além da dança protagonizada pelas crianças, este carro alegórico destaca-se ainda pelas interpretações das quatro jovens que, à vez, interpretam o papel de anjo; e pela figura do menino que interpreta o pequeno São João, que este ano coube ao pequeno Salvador.
A acompanhar tudo, “escondida” no carro esteve sempre Elisabete Gonçalves, também ela uma antiga “pastorinha” a quem agora cabe ensaiar estas crianças.
E tem sido fácil manter viva este tradição, como contou ao ‘Correio do Minho’ André Marcos da Associação de Festas de São João: “Estes carros alegóricos são tradições muito enraizadas na cidade e não há dificuldade em mantê-las vivas”, referiu.

O Cortejo Sanjoanino percorreu a cidade durante todo o dia, culminando com a participação na Soleníssima Procissão de São João Baptista.
Este ano, o dia cinzento, mas com temperaturas amenas, contribuiu para tornar menos dura a missão dos figurantes que integraram os carros alegóricos.
Se o Cortejo Sanjoanino chama muitos bracarenses, também é verdade que seduz outras pessoas, como foi o caso do vimaranense Vítor Freitas que veio ontem de Guimarães até Braga para assistir a este momento das festas. “Tinha curiosidade porque os meus pais falavam desta tradição e gostei muito de ver”, contou. Também Emília Araújo veio de Barcelos a Braga para ver passar este cortejo. “Venho todos os anos ver porque gosto muito. Como trabalho em Braga, este é o meu feriado. Acabo por viver mais estas festas do que as Cruzes”, confessou.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.