Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Multidão invadiu vila de Póvoa de Lanhoso para assistir ao cortejo histórico e etnográfico
Arsenalistas de regresso ao activo

Multidão invadiu vila de Póvoa de Lanhoso para assistir ao cortejo histórico e etnográfico

Dance World Cup junta em Braga mais de 6000 bailarinas e bailarinos de todo o mundo

Cávado

2019-03-18 às 06h00

Lurdes Marques

Vinte carros alegóricos desfilaram, ontem, pelas ruas da Póvoa de Lanhoso naquele que foi um dos momentos mais marcantes das Festas de S. José e um dos mais apreciados por quem visita a vila.

Uma verdadeira multidão invadiu a vila da Póvoa de Lanhoso, na tarde de ontem, para assistir ao cortejo histórico e etnográfico, que reuniu mais de 600 figurantes. O concelho unido desfilou pelas principais artérias da vila, levando aos visitantes recriações de momentos da História de Portugal.
Vinte carros alegóricos desfilaram pelas ruas da vila, com o concelho a sair à rua, num momento de grande união. A exaltação de um povo e de um identidade. O desfile histórico e etnográfico é já uma marca das festas de S. José e um dos momentos mais apreciados por quem visita a Póvoa de Lanhoso por estes dias.

A abrir o cortejo, o carro do Município da Póvoa de Lanhoso apresentou ao público Camões, a Maria da Fonte, o Fado, com Amália Rodrigues, e também a filigrana. A estes seguiram-se outras representações, como Viriato, chefe lendário dos lusitanos; os Vikings; a aclamação de D. Afonso Henriques; Pedro Hispano, o Papa Português; o Milagre das Rosas; o Amor de Pedro e Inês; Deu-la-Deu Martins; passando pela Padeira de Aljubarrota, pelo gigante Adamastor; os Descobrimentos Portugueses; a Restauração da Independência de 1540; as Invasões Francesas; os Loucos Anos 20; a primeira travessia aérea do Atlântico; O Estado Novo, com a visita a Braga de António Salazar; Amália Rodrigues e o Fado e terminando com os Escritores Portugueses.
O sol, que se fez sentir durante a tarde, foi o convite perfeito para uma visita à Póvoa de Lanhoso.

Fátima Oliveira e o marido Augusto Carvalho vieram de Amares. Sentados, à sombra, aguardavam o início do cortejo. “Gosto de ver o cortejo e também a procissão. Como este ano a procissão é a uma terça-feira, não poderei assistir pois estou a trabalhar. Resolvemos vir ao cortejo. O ano passado por causa do mau tempo não se realizou e então aproveitamos para vir este ano. Está muita gente na Póvoa de Lanhoso”, revelou Fátima Oliveira que ontem assistiu a este desfile.
A caminhar para o Parque do Pontido estava Alzira Silva e o marido, Manuel Sousa, que se deslocaram de Braga. “Sempre que podemos vimos à festa. Gosto muito de assistir ao cortejo. Gostei de ver. Espero que continuem a ter este momento nas festas. Agora, vamos à chega de bois. Estou curiosa pois nunca assisti ao vivo”, destacou Alzira Silva.

Chega de bois: uma aposta ganha

A primeira chega de bois da Póvoa de Lanhoso foi uma sucesso. Aposta ganha e no entender de muitos dos presentes, algo a repetir nos próximos anos. Após o cortejo histórico, a multidão rumou ao Parque do Pontido para assistir a seis 'duelos'. O Pontido transformou-se num verdadeiro 'chegódromo', perante a curiosidade de milhares de pessoas.
Foi uma verdadeira jornada da 'champions', e isto numa alusão ao mundo do futebol. O Parque do Pontido assistiu a um desfile de campeões, vindos de Salto, Cabeceiras de Basto, Montalegre e Boticas, aos quais se juntaram animais de Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso.
Seis embates marcaram este primeira edição, com os dois últimos, que colocaram frente-a-frente os campeões, a serem os mais demorados. O confronto entre Barroso, bi-campeão de Montalagre, e Shibaura, bi-campeão de Boticas, demorou cerca de 45 minutos, com o último embate a ser protagonizado por Fidalgo, campeão com 30 vitórias, de Salto, e Bolas, campeão de Cabeceiras de Basto.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.