Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Município aposta em projecto para combater isolamento dos seniores
Póvoa de Lanhoso recebe XXV Exposição Aberta de Artes Plásticas

Município aposta em projecto para combater isolamento dos seniores

Indústria automóvel vai criar mais 500 empregos em Viana do Castelo até final do ano

Município aposta em projecto para combater isolamento dos seniores

Braga

2021-06-22 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Câmara Municipal de Braga avança com projecto-piloto que vai implementar uma academia sénior para combater o isolamento dos idosos.

Actividades lúdicas e físicas, de estímulo cognitivo e de avaliação e intervenção psicológica são algumas das actividades que vão ser dinamizadas pelo Município de Braga, em parceria com a Associação Nacional de Gerontologia Social, com o objectivo de combater o isolamento da população idosa do concelho.
Trata-se de um projecto-piloto que está a ser desenvolvido no concelho de Braga e que pretende a implementação da Academia Sénior ANGES Solidária (ASAS).
Refira-se que o ASAS é alicerçado num conjunto de actividades de estímulo cognitivo, de actividades adequadas à manuten- ção da mobilidade e funcionalidade e de propósitos que permitam a manutenção de papéis sociais.
A coesão intergeracional, inserção social e a solidariedade e subsidiariedade, tendo como finalidade manutenção dos idosos activos, de forma a combater a solidão e atrasar ou evitar a institucionalização dos mesmos através do acesso a ferramentas virtuais constituem-se como a grande finalidade destes projecto dirigido especialmente à população sénior de Braga.
Neste projecto, os idosos terão acesso a um conjunto de actividades online, em directo ou gravadas, disponibilizadas por profissionais de diversas áreas, numa plataforma específica e adaptada à população-alvo.
Pretende-se que através das ferramentas virtuais que serão disponibilizadas “permitam ao idoso ser estimulado a partir de casa e, consequentemente, que contribuam para uma melhor qualidade de vida”, indica-se na nota do Município de Braga enviada à comunicação social.
Em termos concretos, todo este trabalho junto da comunidade idosa bracarense será acompanhado por técnicos, capazes de diagnosticar, atenuar ou referenciar todos os que precisem de intervenção.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho