Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Município atribui 100 mil euros para construção do novo quartel
António Cardoso entregou material de identificação aos voluntários para a Floresta

Município atribui 100 mil euros para construção do novo quartel

Inaugurado o 3º Posto de Turismo, na Peneda, Gavieira

Município atribui 100 mil euros para construção do novo quartel

Braga

2020-04-01 às 06h00

Redacção Redacção

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, visitou ontem o quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga. Autarca anunciou ainda um aumento do subsídio à corporação.

O Município de Braga vai aumentar o subsídio anual atribuído aos Bombeiros Voluntários de Braga para 20 mil euros e, em 2022, esse valor duplicará face à cifra actual e chegará aos 30 mil euros. A garantia foi dada por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante uma visita à corporação, adiantando ainda que a autarquia bracarense irá canalizar cerca de 100 mil euros para apoio à construção do novo quartel.
“A componente da contrapartida nacional da candidatura a financiamento comunitário das obras no actual quartel, entretanto abandonada, será agora canalizada para apoio à elaboração do projecto do novo quartel a edificar no terreno doado pela Câmara Municipal de Braga à associação”, garantiu.
“A próxima reunião de Câmara será particularmente importante e bem demonstrativa da actual relação entre os Bombeiros Voluntários de Braga e a autarquia. Vamos aumentar em mais de 30% o subsídio atribuído à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Braga, passando de 15 para 20 mil euros anuais, com o compromisso que em 2022 o subsídio seja de 30 mil euros. Ou seja, o valor actual deste subsídio – que não existia e que foi criado no mandato anterior –, será assim duplicado com vista a apoiar directamente a actividade dos Bombeiros Voluntários de Braga”, anunciou ontem Ricardo Rio, sublinhando o “imenso respeito pela actividade que esta associação desenvolve em prol de toda a população”.
Outro dos “grandes propósitos” é o apoio à mudança dos Bombeiros Voluntários de Braga para um novo quartel. “Na próxima segunda-feira será também aprovada uma excepcionalidade para o projecto que vai ser implementado aqui nas actuais instalações o que, como contrapartida, vai viabilizar a permuta para a construção do novo quartel dos Bombeiros Voluntários”, adiantou Ricardo Rio.
Lembrando que o Município de Braga já tinha assumido os custos da contrapartida nacional da candidatura a fundos comunitário, Ricardo Rio explicou que “uma vez que não foi possível concretizar essa candidatura, dado que houve uma mudança nas orientações do Governo relativamente ao apoio a este tipo de projectos, o Município de Braga vai canalizar essa verba, cerca de 100 mil euros, para apoio à concretização do novo quartel, além da isenção de todas as taxas municipais”.
A finalizar, o autarca reconheceu o “enorme contributo, assim como o esforço e dedicação” dos Bombeiros Voluntários de Braga durante a actual crise desencadeada para Covid-19.
Nesse sentido, Ricardo Rio deixou a garantia que o Município de Braga “vai disponibilizar algum equipamento que vai receber ao longo dos próximos dias e vai ainda agilizar com a direcção da associação, os testes necessários aos bombeiros que eventualmente venham a ter suspeitas de infecção”, concluiu.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho