Correio do Minho

Braga,

- +
Município de Amares vai atribuir Medalha de Ouro a António Variações
Ricardo Martins arbitra Forjães-Porto d’Ave

Município de Amares vai atribuir Medalha de Ouro a António Variações

Grupo M. & Costas: Mega Oferta Volkswagen é berço de oportunidades

Município de Amares vai atribuir Medalha de Ouro a António Variações

Cávado

2019-11-18 às 11h39

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

A câmara Municipal de Amares vai atribuir a Medalha de Ouro a António Variações, numa cerimónia que terá lugar na noite do próximo dia 7 de Dezembro, no Mosteiro de Santo André de Rendufe.

O Município de Amares vai homenagear, a título póstumo, António Variações (António Joaquim Rodrigues Ribeiro), com a Medalha de Mérito Concelhio - Grau Ouro. A cerimónia vai ter como cenário o Mosteiro de Santo André de Rendufe, no próximo dia 7 de Dezembro - precisamente o dia em que o célebre artista minhoto faria 75 anos. O presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, diz que este é “o reconhecimento de alguém que é um ícone do concelho amarense”.

“António Variações é uma figura incontornável de Amares, do Minho e do país, e, apesar de já terem decorrido muitos anos desde que se lançou no mundo da música, a verdade é que as suas canções ainda hoje são bem conhecidas pelo público”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Amares, destacando que persiste, ainda, “um forte lado afectivo” à personalidade de Variações.
“Nós sentimos uma gratidão enorme e queremos expressar este sentimento atribuindo a Medalha de Ouro do Município de Amares ao artista, a qual será recebida pelos seus irmãos”.

Para o autarca amarense “é importante prestar este reconhecimento público a grandes vultos culturais do concelho como foi António Variações ou o Sá de Miranda, acima de tudo, porque se tratam não só de personalidades de grande relevância nacional, mas também porque levam mais longe o nome de Amares”, referiu ao jornal ‘Correio do Minho’.
Segundo Manuel Moreira o prestígio de figuras como António Variações e Sá de Miranda trespassa fronteiras, divulgando a terra de onde são originários, neste caso, de Amares.
Refira-se que esta homenagem simbólica a António Variações vai ser levada a cabo pela Câmara Municipal de Amares, em articulação com a Comissão Promotora da Homenagem a António Variações (2018-2020), Junta de Freguesia de Rendufe e a Paróquia de Rendufe (Santo André).

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.