Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Município de Braga disponibiliza bio trituradores para destruição de sobrantes
Sessão solene marca início das comemorações dos 50 anos do Grupo Folclórico de São Paulo de Barroselas

Município de Braga disponibiliza bio trituradores para destruição de sobrantes

Desfile infantil dá o pontapé de saída para a folia do Carnaval em Famalicão

Município de Braga disponibiliza bio trituradores para destruição de sobrantes

Braga

2020-01-16 às 16h34

Redacção Redacção

Projecto ‘Cuidar Braga’ quer reduzir número de queimas no Concelho

O Município de Braga quer reduzir em cerca de 40 por cento o número de queimas que se realizam no Concelho. Autarquia Bracarense adquiriu dois bio trituradores que serão disponibilizados gratuitamente à população que, desta forma, poderá proceder à destruição dos sobrantes agrícolas e florestais sem recorrer à utilização do fogo.

A medida faz parte do ‘Cuidar Braga’, um projecto desenvolvido pelo Município em parceria com as Juntas de Freguesia que visa a protecção da natureza, das pessoas e bens. Financiado pelo Fundo Recomeçar, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o projecto representa um investimento superior a 42 mil euros.

“O uso do fogo para queima de sobrantes agrícolas e florestais é a principal origem dos incêndios rurais. Com este projecto damos uma alternativa mais segura, tanto para as pessoas como para o meio ambiente. Acreditamos que assim será possível reduzir o número de ignições e as emissões de CO2”, explicou Altino Bessa, vereador do Ambiente e da Protecção Civil, na sessão de apresentação do projecto que decorreu esta Quinta-feira, na Quinta Pedagógica de Braga.

Altino Bessa lembrou que, além do perigo de incêndio, a realização de queimas e queimadas é responsável pela má qualidade do ar. “Este equipamento destrói tudo o que é combustível nos terrenos e transforma potenciais fragilidades em resíduos que são absorvidos pela terra, servindo de adubo natural”, acrescentou o vereador, salientando a necessidade de se alterar comportamentos nesta área.

A disponibilização do bio triturador é totalmente gratuita. Para poder usufruir deste serviço, os munícipes terão que contactar a Junta de Freguesia da sua área da residência e solicitar o equipamento que, após agendamento, será colocado no terreno.

O projecto ‘Cuidar Braga’ inclui ainda a realização de uma campanha de sensibilização junto da população, bem como acções de formação para os colaboradores das Juntas de Freguesias que irão manusear os equipamentos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.