Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Município de Braga quer parques periféricos articulados com transporte público
Voleibolista e médica luta contra vírus que não dá tréguas

Município de Braga quer parques periféricos articulados com transporte público

Famalicão cria bolsa de voluntários Covid 19

Município de Braga quer parques periféricos articulados com transporte público

Braga

2020-02-27 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Câmara Municipal anuncia para este ano “novidades” sobre a criação de parques de estacionamento na periferia urbana. Mobilidade é reconhecida como “domínio mais complexo” da gestão da cidade.

Miguel Bandeira, presidente do conselho de administração dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) e vereador com a tutela das áreas do urbanismo e mobilidade na Câmara Municipal, defendeu, ontem, a criação de parques de estacionamento em zonas periféricas da cidade, em articulação com a operação da transportadora.
Aquele responsável considerou, na apresentação dos resultados operacionais dos TUB em 2019, que a empresa municipal é fundamental “para resolver grande parte dos problemas de mobilidade no concelho”, defendendo a sua “articulação com o estacionamento”.

Miguel Bandeira entende que o crescimento da cidade deve ser relacionado com a rede dos TUB, sugerindo que “os novos empreendimentos urbanísticos, sobretudo na periferia” devem beneficiar de uma articulação entre estacionamento e transporte público.
A propósito, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, sublinhou que a autarquia “olha com muita atenção para criação de parques periféricos em interacção com a expansão da cidade”, prometendo “novidades” sobre esta matéria no corrente ano. “Vamos tentar potenciar a articulação entre o planeamento e o crescimento da cidade e as respostas que os transportes poderão dar”, declarou o edil

O presidente do conselho de administração dos TUB referiu, por outro lado, “o desejo” de realizar “operação para além do Município de Braga”, algo que a legislação impede para já, mas que, na opinião de Miguel Bandeira, se justifica.
“A projecção de Braga na região tem de ser acompanhada pela operação de transportes”. alegou.
Apesar de operar apenas no concelho de Braga, os Transportes Urbanos de Braga dispõem já de agentes comerciais nos vizinhos concelhos de Amares, Barcelos, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde.

Apenas dez avenças de estacionamento para carros eléctricos

Apenas dez carros eléctricos beneficiaram, em 2019, da avença de estacionamento atribuída pelos Estacionamentos?Urbanos de Braga (EUB) como forma de promover mobilidades mais amigas do ambiente. No ano transacto a venda destas avenças representaram uma receita de apenas 120 euros.
As avenças emitidas para moradores e empresários, também com o custo de 12 euros, foram em maior número.
Ontem, Teotónio Santos, administrador dos TUB, empresa que desde final do ano passado, assume a gestão do estacionamento à superfície na cidade sob a marca EUB, revelou que foram emitidas 580 avenças residenciais e 257 para para empresas e entidades prestadoras de serviços.

As avenças de residentes representaram uma receita de 8 703 euros e as empresariais 7 445 euros.
Desde que entraram em funcionamento, os EUB registaram uma receita superior a 59 mil euros nos paquímetros, 3100 euros na aplicação ‘Via Verde Estacionar’, 240 euros na aplicação ‘iParque’ e quase 23 mil euros em pagamentos de avisos, ou seja, de contraordenamento por incumprimento das normas de estacionamento.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho