Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Município de Viana do Castelo estabelece protocolo para recuperar ‘Auto de Floripes’
IPCA estreita laços com 25 anos de alumni

Município de Viana do Castelo estabelece protocolo para recuperar ‘Auto de Floripes’

Estafeta da Amizade reforça vertente solidária com as CERCIS de Guimarães e Braga

Município de Viana do Castelo estabelece protocolo para recuperar ‘Auto de Floripes’

Alto Minho

2019-09-23 às 11h37

Redacção Redacção

Investimento de 13 mil euros do Município de Viana do Castelo servirá para apoiar o restauro do filme de 1959 sobre o ‘Auto de Floripes’. Município celebrou protocolo com Cineclube do Porto.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião ordinária de executivo, o protocolo a celebrar com o Cineclube do Porto para apoiar o restauro de um filme de 1959 sobre o ‘Auto de Floripes’. Será assim, promovido um investimento 13 mil euros na recuperação do filme que foi produzido há seis décadas pela secção Experimental do Clube Português de Cinematografia - Cineclube do Porto.
De acordo com o protocolo, o filme “retrata a peça de teatro popular com o mesmo nome, que se representa anualmente, em 5 de Agosto, no Lugar das Neves, uma convergência de três freguesias pertencentes ao concelho de Viana do Castelo: Barroselas, Mujães e Vila de Punhe”.

Para o executivo, este restauro é um reconhecimento da relevância do filme e da preservação da memória da celebração do Auto de Floripes, que é parte integrante do património cultural imaterial português.
O Clube Português de Cinematografia - Cineclube do Porto, em parceria com a Cinemateca Portuguesa - Museu de Cinema, deu início, no princípio de 2019, ao processo de investigação sobre o filme e de análise do estado da película, bem como ao processo de restauro e digitalização da mesma película para produção videográfica (edição em DVD e em DCP), acompanhada de edição de uma brochura explicativa com textos de personalidades relevantes na área e testemunhos de intervenientes no filme.

O Auto da Floripes é uma representação de teatro popular exibida no dia 5 de Agosto, pelas 17 horas, no Largo das Neves. Está integrado na programação das Festas da Senhora das Neves e é um tributo à padroeira Senhora das Neves. Opondo cristãos e turcos, o Auto da Floripes é um drama de cariz guerreiro que se insere no ‘Ciclo Carolíngio’, por se inspirar na segunda parte do livro ‘História de Carlos Magno e dos Doze Pares de França’.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.