felizMENTElar: residência sénior abre a 19 de Setembro em Gualtar
2020-06-21 às 10h00
O projecto é intermunicipal e une os municípios do Cávado à Irmandade de São Bento da Porta Aberta. Liderado pela CIM do Cávado e apoiado por fundos comunitários, o projecto visa colocar uma nova sinalética nos trilhos antigos rumo ao santuário.
São três os Caminhos originais rumo ao Santuário de São Bento da Porta Aberta que estão, neste momento, a ser sinalizados pelos seis municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado). Os itinerários acompanham praticamente sempre o curso do rio Cávado, numa extensão total de 70 Km, que pode ser percorrida de Esposende até Terras de Bouro.
O projecto, que se espera que esteja concluído até final do mês, uniu os seis municípios e Irmandade de São Bento da Porta Aberta, com o apadrinhamento do arcebispo primaz D. Jorge Ortiga, no desejo comum de “aumentar a segurança” dos peregrinos, resulta também como “promoção dos traçados que ancestralmente eram mais utilizados nessas peregrinações”, explicou ao ‘Correio do Minho, Luís Macedo, primeiro secretário da CIM Cávado, indicando que o projecto de sinalização destes percursos mais antigos foi financiado com 80 mil euros pelo programa comunitário Interreg - POCTEP.
Há muito que se sentia esta necessidade de “retirar” os peregrinos da estrada, sobretudo por uma “questão de segurança”. Luís Macedo indica que a comunidade intermunicipal foi até impelida a ter que criar um grupo de apoio voluntário aos peregrinos, precisamente para evitar ‘males maiores’ como acidentes rodoviários e apoiar os caminhantes. A este nível, assinala-se também o apoio da GNR, que “tem feito um trabalho notável, com equipas especiais da Póvoa de Lanhoso”, nomeadamente num dos pontos mais ‘críticos’, na zona de Bouro Santa Marta e Santa Maria (onde se localiza o Santuário de Nossa Senhora da Abadia). “A nossa recomendação é sempre no sentido de que os peregrinos prossigam pelo caminho fora da estrada”, afirmou.
O projecto implica que os municípios estejam agora a assinalar estes itinerários originais ao longo do Cávado com “uma sinalética mais apelativa e informativa e com painéis interpretativos para os peregrinos, dando conta do património cultural e religioso que vão atravessando, criada pela mão do designer Francisco Providência”.
Refira-se, aliás, que a própria CIM Cávado já tem estudos científicos realizados precisamente sobre ‘Os Caminhos do Cávado’, com todas as rotas e caminhos de peregrinação devidamente assinalados, tal como acontece neste caso com os Caminhos até São Bento da Porta Aberta - os quais estão também incluídos num projecto maior, designado ‘As Grandes Rotas do Minho’, no âmbito do ‘Minho Inovação’ e que conduz os peregrinos a ‘S. Bentinho’ de vários pontos da região, com percursos a partir do Alto Minho e do Ave.
Miguel Bandeira, vereador do Urbanismo e Património do Município de Braga e especialista da área, destaca a relevância doeste projecto, até porque as peregrinações a S. Bento são frequentes e ao longo de todo o ano. “Para a Câmara Municipal de Braga estes ‘itinerários culturais’ são muito importantes do ponto de vista da nossa estratégia para o desenvolvimento do concelho, até porque temos vários projectos em curso relacionados com dinâmica itinerária do património”, sustenta.
Miguel Bandeira realça a dimensão da “autenticidade do património” que o projecto encerra por via da valorização desse mesmo património. No concelho de Braga, por exemplo, estes itinerários passam pelo Mosteiro de Tibães e pela Sé Catedral.
17 Agosto 2022
17 Agosto 2022
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário