Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Município apresenta Equipa para a Igualdade na Vida Local
Vice-presidente da Câmara entregou troféus aos vencedores da prova de Enduro que decorreu em Cabeceiras de Basto

Município apresenta Equipa para a Igualdade na Vida Local

Pai Natal chega a Cerveira para a abertura do mercado de Natal

Município apresenta Equipa para a Igualdade na Vida Local

Braga

2021-10-21 às 13h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Semana Municipal da Igualdade decorre até 27 de Outubro. Amanhã, a Câmara Municipal de Braga revela a Equipa para a Igualdade na Vida Local.

A Equipa para a Igualdade na Vida Local (EIVL) de Braga é apresentada amanhã, no âmbito da 4.ª Semana Municipal para a Igualdade, que ontem arrancou, sob o lema ‘Igualdade, Inclusão, Participação’.
Organizada pelo Gabinete de Informação e Acolhimento para a Igualdade (GIAPI) da Câmara Municipal de Braga, a Semana conta com actividades online e presenciais, envolvendo diversos instituições que trabalham em prol da igualdade, da não discriminação e da conciliação da vida profissional e familiar.
Debates, webinars, formações, workshops, apresentação de projectos e campanhas de sensibilização estão programados para os próximos dias, em diversos locais da cidade.
João Medeiros, assessor da vereadora para a Inovação e Coesão Social, e António Direito, chefe de Divisão de Coesão Social e Solidariedade da Câmara Municipal de Braga, explicaram ontem, na apresentação do programa da Semana Municipal da Igualdade, que a EIVL terá também amanhã a sua primeira reunião para ajudar a construir um plano municipal para a igualdade, o qual será integrado num plano integrado da Comunidade Intermunicipal do Cávado e na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação.
Adiantaram que o plano municipal assentará em respostas já existentes no Município, nomeadamente apartamentos de transição para acolhimento de sem abrigo ou gabinetes de informação. A EIVL, presidida e nomeada pelo presidente da Câmara Municipal, resulta de um protocolo assinado com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) como uma das medidas com vista à implementação da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação Portugal+Igual.
Através de protocolo, a autarquia e CIG comprometeram-se a contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos, igualdade entre homens e mulheres e de não violência e não discriminação.
Propõem-se também combater todas as formas de violência contra as mulheres e de violência doméstica, incluindo a violência no namoro, bem como fomentar a participação dos homens na esfera privada, ao nível do trabalho de cuidado e doméstico, e corrigir as desvantagens das mulheres no mercado de trabalho. Hoje, às 17.30, o Espaço Igual da Cáritas Arquidiocesana de Braga organiza uma videoconferência sobre violência doméstica. Amanhã, 18 horas, na plataforma Zoom, a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) aborda o tema ‘Trabalho sexual, migrações e combate ao tráfico’.
No dia 26, a Escola Profissional de Braga organiza uma tertúlia subordinada ao tema ‘Igualdade e inclusão: violência contra as pessoas com deficiência’.
A 27 de Outubro, último dia da Semana Municipal para a Igualdade, realiza-se uma tertúlia, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, sobre o tema ‘Direitos na Igualdade: Legislação’, promovida pelo Agrupamento de Centros de Saúde de Braga e pelo gabinete local da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). Nesse mesmo dia, decorre uma formaçãp online sobre violência no namoro, dirigida a profissionais da área social e ao público em geral, organizada pela associação Plano i, no âmbito do Programa de Prevenção e Combate à Violência no Namoro no Ensino Superior.
Está também agendado para o último dia da Semana da Igualdade um workshop sobre construção de igualdade de género, em formato de videoconferência para a comunidade educativa pré-escolar, dinamizada pelo CAB/Espaço Igual e Associação Plano i.?uma caminhada pela igualdade encerra a Semana.
A Semana Municipal para a Igualdade tem como objectivos a promoção e partilha de conhecimento sobre a igualdade de oportunidades entre géneros, nomeadamente no aumento da literacia para a igualdade de género violência de género, na educação, no emprego. A iniciativa visa ainda sensibilizar a comunidade para as questões da discriminação e para a necessidade de se continuar a criar iguais oportunidades para mulheres e homens. A Semana Municipal para a Igualdade é organizada pela Câmara Municipal, com o contributo de diversas instituições do concelho, nomeadamente a Cáritas Arquidiocesana de Braga, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), o Agrupamento de Centros de Saúde de de Braga, a Associação Plano i e a Escola Profissional de Braga.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho