Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Município de Amares mobiliza amarenses para a prática desportiva
Freguesia de Gualtar exige um posto dos CTT

Município de Amares mobiliza amarenses para a prática desportiva

Mau tempo exige medidas de auto-protecção

Município de Amares mobiliza amarenses para a prática desportiva

Cávado

2019-09-24 às 06h00

Paula Maia Paula Maia

Semana do Desporto e Juventude, que decorre até domingo, integra um conjunto de iniciativas que pretendem mobilizar e sensibilizar a população para o exercício físico.

É com um programa abrangente, direccionado para todas as idades, que a Câmara Municipal de Amares promove, até ao próximo domingo, a quarta edição da Semana do Desporto e da Juventude.
Sensibilizar a população para a importância da prática desportiva - com forte impacto na qualidade de vida dos cidadãos - é o principal objectivo desta iniciativa que integra também várias actividades direccionadas para a população mais jovem.
Até dia 27, a Semana do Desporto e Juventude vai passar pelos centros escolares do concelho para sensibilizar os mais de 500 alunos do 1.º ciclo para a utilização da bicicleta, sendo-lhes fornecido também conselhos de segurança e cuidados na utilização.
Quinta-feira, dia 26, no Largo dos Cines, tem lugar, pelas 14.30 horas, um encontro concelhio de Desporto Sénior que conta com a participação de pessoas com mais de 65 anos dos projectos ‘Luz de Presença’ da Valoriza e de IPSS’s do concelho.

Também pelas 14.30 horas, mas na Piscina de Amares, tem lugar a Recepção ao Caloiro dos alunos do ISAVE com a iniciativa ‘Todos ao Molho’.
Sexta-feira, pelas 9.30 horas, no auditório Conde Ferreira recebe o teatro-debate ‘(In)Dependências’ dirigido para os alunos do 8.º ano da Escola Secundária de Amares.
Pelas 19 horas, na secundária de Amares e na piscina coberta decorre a iniciativa ‘5 horas a Bulir’ com um conjunto de actividades que assinalam a comemoração do Dia do Desporto Escolar.
Já no sábado, dia 28, decorrem, no Estádio do FC Amares, os IV Jogos Concelhios.
A partir das 14.30 e até às 18.30 horas, decorre a ‘Tarde a Nadar’ com entrada livre na piscina coberta para a prática da natação.

A semana termina no domingo com a acção ‘Objectivas ligadas’ dinamizada, a partir das 9 horas, no Largo do Município, pelo Abouaaboua Clube de Montanha e que compreende um percurso onde serão realizadas quatro modalidades: BTT,? Canoagem, Parapente e Caminhada.
O presidente da Câmara Municipal de Amares refere que a iniciativa reflecte o empenho que o executivo tem levado a cabo nesta área, através da criação de condições para a prática do exercício físico no seio da população. “Amares tem feito um trabalho excelente nesta matéria”, argumenta Manuel Moreira, dando como exemplo a criação do Gabinete ao Desporto ou a concretização do campo sintético relvado em Caldelas que veio “dignificar o concelho”. “Neste mandato apostamos em Rendufe”, continua Manuel Moreira, acrescentando que “o desporto só faz sentido se forem criadas as condições para que a nossa população, os nossos jovens pratiquem desporto”.
O vereador do Desporto da câmara de Amares diz que o propósito desta iniciativa “é que a população se mantenha activa e pratique actividade física”.

Câmara distingue dois jovens atletas do concelho

A?Semana do Desporto e Juventude de Amares arrancou com a distinção a dois jovens desportistas do concelho, Jorge Pires e Liliana Almeida, pelas suas conquistas no ano de 2019, nomeadamente nas áreas de futebol profissional e arbitragem.
Os dois atletas foram recebidos pelo presidente da Câmara de Amares e pelo vereador do Desporto que os agraciaram com uma simbólica lembrança de Melhor Marcador da 2.ª Divisão época 2018/2019 e Melhor Arbitra da categoria C3F da AF Braga.

Através desta homenagem a autarquia local procura também criar modelos de exemplo para os jovens do concelho.
Liliana Almeida deixou mensagem de que “é muito importante continuar a promover e a apostar no desporto e nos atletas que levam o nome do concelho além-fronteiras”.
Jorge Pires corroborou as palavras de Liliana, realçando a importância da Semana do Desporto e da Juventude que todos os anos mobiliza a população local. “Como nós surgirão mais. A câmara está a fazer um bom trabalho, está a olhar para o desporto de uma forma muito boa”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.