Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Município de Braga apoia associações para acabar com colónias descontroladas de gatos
Cónegos madrugadores levam a vitória

Município de Braga apoia associações para acabar com colónias descontroladas de gatos

Recorde de golos difícil mas possível

Município de Braga apoia associações para acabar com colónias descontroladas de gatos

Braga

2018-09-19 às 06h00

Isabel Vilhena Isabel Vilhena

Foi apresentado ontem o Programa de Captura, Esterilização e Devolução para Gatos . O município de Braga rubricou o protocolo com duas associações de animais para acabar com as colónias descontroladas espalhadas pelo concelho.

Citação

São mais de 20 colónias de gatos espalhadas pelo concelho, o que representa entre 300 a 400 gatos. Dados revelados, ontem, por Sónia Marinho da Associação de Protecção de Animais Errantes de Braga que ontem, juntamente com a associação Abandoned Pets, rubricaram um protocolo com a Câmara Municipal de Braga para dar início ao método CED, através do Programa de Captura, Esterilização e Devolução para Gatos.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, assinalou com “grande satisfação” o momento de assinatura do protocolo, considerando que “esta é uma matéria que marca a nossa sociedade em que as pessoas têm cada vez mais consciência da importância de não ficarem indiferentes a esta realidade e o bem-estar animal estar na primeira linha das prioridades das políticas municipais”, sublinhando que “Braga está na vanguarda das respostas para esta franja da nossa sociedade e para a população que tem estas causas nas suas linhas de prioridades”.

Rio vincou a ideia que o município “não pretende tutelar estas políticas e iniciativas, mas queremos ser facilitadores daqueles que no terreno de uma forma disponível e, por vezes, com grande sacrifício têm feito um trabalho muito importante no nosso concelho. Queremos continuar a ser parceiros dessas instituições e dar-lhes condições para continuarem a trabalhar cada vez melhor. Nesse sentido, este protocolo que celebramos dá corpo a esse espírito”.
Na ocasião, Altino Bessa, vereador do Ambiente, salientou o trabalho que estas duas associações têm desenvolvido no terreno e que, a partir de agora, terão o apoio do município para ajudar na execução do programa de captura, esterilização e devolução para gatos. “Os animais errantes hoje são uma preocupação e só há uma forma de com- batermos isso é irmos à origem do problema, ou seja, a esterilização para que estes animais não se multipliquem e que até pode colocar questões de saúde pública”, explicou Altino Bessa, enaltecendo o papel das duas associações. “Fazem um trabalho voluntário em prol da comunidade e em benefício dos animais. Este trabalho não tem preço. Daí o meu reconhecimento público que, a partir de agora, têm um mecanismo legal para fazer o seu trabalho”, rematou.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho