“Direito de Propriedade” de Alexandre Sá apresentado em Celorico de Basto
2025-05-13 às 14h11
Serviço promove a proximidade e a inclusão social
O Município de Braga e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) vão formalizar um protocolo de colaboração que representa um passo rumo à inclusão e acessibilidade aos serviços públicos.
Este acordo visa a criação do “Espaço Cidadão Solidário – Já passo aí!”, um projeto inovador que levará o atendimento digital e municipal diretamente aos cidadãos que, por diversas razões, se encontram impedidos de se deslocar aos serviços físicos.
O “Espaço Cidadão Solidário – Já passo aí!” consiste num atendimento digital mediado, realizado através de um kit portátil, que permite aceder a um vasto leque de serviços públicos e municipais no local onde o cidadão se encontra — seja um lar de idosos, hospital, estabelecimento prisional, freguesia isolada ou mesmo em casa, no caso de pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida.
Através deste serviço será possível, entre outros: ativar ou renovar a Chave Móvel Digital e o Cartão de Cidadão; revalidar a Carta de Condução por incapacidade temporária; agendar consultas ou tratar de assuntos junto da ADSE e da Autoridade Tributária; solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença; aceder a apoios municipais como o BragaSol, Braga a Sorrir, Braga + Saúde, Cartão Sénior, entre outros.
Gratuito, personalizado e eficaz, o serviço estará disponível mediante marcação na plataforma braga.balcaoeletronico.pt, através do link https://agendamentos.cm-braga.pt/ ou do Contact Center (253 61 60 60). O atendimento será realizado por técnicos municipais e adaptado às necessidades de cada cidadão ou entidade.
O Município de Braga continua, assim, a apostar em soluções inovadoras e inclusivas, promovendo a valorização e autonomia dos cidadãos, a melhoria da qualidade de vida das famílias, a coesão territorial e social, o combate ao isolamento e exclusão digital.
De referir que o Município de Braga tem apostado na qualidade do serviço prestado ao cidadão, facilitando o seu relacionamento com a Autarquia, nomeadamente complementando com serviços de proximidade, visando igualmente promover e implementar políticas de proximidade ao munícipe, garantindo uma relação individualizada e qualificada, como catalisador da melhoria contínua da prestação dos serviços municipais.
18 Junho 2025
18 Junho 2025
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