Correio do Minho

Braga,

- +
Município de Celorico de Basto inicia procedimento para 2ª revisão do PDM
‘Cabeceiras Urban Race’ recebe mais de 300 BTTistas

Município de Celorico de Basto inicia procedimento para 2ª revisão do PDM

Família quer completar obra de Sebastião Alba

Município de Celorico de Basto inicia procedimento para 2ª revisão do PDM

Vale do Ave

2019-07-16 às 17h17

Redacção Redacção

O período de participação, para sugestões e/ou informações, vigora de 11 de julho a dia 1 de agosto.

A necessidade desta 2ª revisão do Plano Diretor Municipal está fundamentada no sítio da Câmara Municipal pelos termos de referência e o relatório do estado do Ordenamento do Território (REOT).

O Plano Diretor Municipal estabelece o modelo espacial de organização do território concelhio e o regime geral do uso, ocupação e transformação do solo, traduzindo uma política municipal de ordenamento do território e de urbanismo que tem de ser devidamente articulada com as demais políticas locais e nacionais com incidências espaciais no território.

“Preconizamos um novo rumo no que respeita ao ordenamento do território e do urbanismo, um rumo que assenta em pilares concretos que procuram rentabilizar o solo urbano existente assegurando o crescimento sustentado do concelho. Devemos, de forma consciente, perceber e atuar por forma a contrariar a expansão excessiva dos solos urbanos e priorizar a valorização dos solos rústicos valorizando o território e o ambiente” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

O PDM encontra-se a meio do seu período de vigência, tendo a primeira revisão ocorrido em 2014.
Esta é uma revisão atípica, motivada por obrigação legal decorrente da nova legislação em vigor: Lei de Bases de Politica pública de solos, de ordenamento do território e do urbanismo (Lei 31/2019 de 30 de maio) e regime jurídico dos instrumentos de gestão territorial (DL80/2015 de 14 de maio) que obrigam todos os planos diretores municipais a adaptar-se às novas regras até julho de 2020.

Esta 2.ª revisão do PDM de Celorico de Basto deverá centrar-se nos aspetos ligados com a classificação e qualificação do solo. Conforme é demonstrado no Relatório do Estado do Ordenamento do Território (REOT), as alterações territoriais, económicas, sociais e demográficas ocorridas desde a entrada em vigor do atual PDM foram pouco profundas pelo que não justificam a elaboração de novos documentos que suportam a revisão, como são os casos das Cartas da RAN e da REN, Avaliação Ambiental Estratégica e Mapa de Ruído, sendo os que acompanham o PDM em vigor objeto das atualizações necessárias.
Os termos de referência e o relatório do estado do ordenamento do território (REOT) que fundamentam a necessidade de revisão do PDM estarão disponíveis para consulta no Departamento de Planeamento e Serviços Socioculturais, na página da Internet HYPERLINK "http://www.mun-celoricodebasto.pt"http://www.mun-celoricodebasto.pt e na área de cidadania da Plataforma Colaborativa de Gestão Territorial HYPERLINK "http://pcgt.dgterritorio.gov.pt" http://pcgt.dgterritorio.gov.pt.

O período de participação tem a duração de 15 dias úteis com início no dia seguinte à publicação no Diário da República do Aviso n.º 11285/2019 de 10 de julho, decorrendo, portanto, de 11 de julho a 1 de agosto de 2019.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.