Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Município de Esposende assina auto de consignação da segunda fase das obras do Parque da Cidade
Carlos Dias deixa a coordenação de formação do voleibol dos Guerreiros do Minho

Município de Esposende assina auto de consignação da segunda fase das obras do Parque da Cidade

Portugal decide hoje inédita passagem aos quartos, mas não depende de si...

Município de Esposende assina auto de consignação da segunda fase das obras do Parque da Cidade

Cávado

2025-06-17 às 15h15

Redacção Redacção

Concluída está já a primeira fase da intervenção, centrada na requalificação da frente urbana do Parque da Cidade, num investimento de mais de 1.534.590,69 euros.

Citação

O Município de Esposende deu mais um passo decisivo na concretização do Parque da Cidade, com a assinatura do auto de consignação da segunda fase da obra, numa cerimónia que decorreu, ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O documento foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal, Guilherme Emílio, e pelo Administrador da empresa adjudicatária ABB, Gaspar Barbosa Borges. Esta segunda fase representa um investimento de 3.898.966,32 euros.
Concluída está já a primeira fase da intervenção, centrada na requalificação da frente urbana do Parque da Cidade, num investimento de mais de 1.534.590,69 euros.
Segundo o autarca Guilherme Emílio, “esta segunda fase concretiza a requalificação do espaço natural do Parque da Cidade, materializando um projeto há muito aguardado e desejado pela população. Após a requalificação da zona ribeirinha e da frente urbana da cidade, este novo espaço permitirá à população usufruir de um parque de excelência, que será também um importante atrativo turístico para o concelho.”
Com uma área de intervenção de 30 hectares, o projeto abrange a zona ribeirinha do rio Cávado, entre o antigo Estaleiro Naval e a ponte D. Luís Filipe, incluindo parte da Avenida Eng. Eduardo Arantes e Oliveira, a Estrada Nacional 13 até à ponte, bem como o troço desclassificado da EN 13.
Desenvolvido pelo arquiteto Vítor Mogadouro, o projeto propõe uma “naturalização progressiva da paisagem”, transformando profundamente a área intervencionada. No local, o arquiteto destacou alguns dos pormenores técnicos e ambientais desta fase da obra.
Gaspar Barbosa Borges, Administrador da ABB, assegurou que “tudo será feito para estar à altura deste excelente projeto do Município de Esposende e superiormente elaborado pelo arquiteto Vítor Mogadouro.”
Guilherme Emílio sublinhou que esta obra se insere num plano mais vasto de transformação do território: “Continuaremos a trabalhar com foco na concretização e qualificação do nosso território, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das populações.” Referindo que na intervenção já concluída foram instaladas novas infraestruturas de água, saneamento e eletricidade, e construída uma ecovia.
Numa terceira fase, o projeto prevê a construção de uma ponte pedonal e ciclável sobre o Cávado, bem como a requalificação da margem esquerda do rio, à entrada da zona turística e residencial de Ofir. Esta área, inserida parcialmente na Rede Natura 2000, exige soluções que respeitem a sensibilidade ecológica do estuário, com especial atenção à preservação dos habitats e valores naturais.
O futuro Parque da Cidade contará com várias entradas e diversas valências, incluindo um passadiço junto à zona de encharcamento, uma estrutura de observação da avifauna, várias praças, duas cafetarias, zonas de concertos e de merendas, bem como um espaço de recreação infantil com caixa de areia. O projeto visa valorizar o espaço natural, promovendo a fruição pública e criando amplas aberturas visuais para o rio.
Está ainda prevista a criação de um parque de estacionamento permitindo o acesso ao parque ou à ciclovia do Litoral Norte, em direção a Santiago de Compostela, com ligação direta à futura ponte pedonal e ciclável para Fão e à ciclovia do Cávado.
Esta ação integra-se no plano de desenvolvimento do concelho e enquadra-se nos eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho