Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Município de Esposende investe na formação de profissionais da alimentação escolar
Exposição ‘O meu S. João é do Braga’ é inaugurada hoje no Museu Pio XII

Município de Esposende investe na formação de profissionais da alimentação escolar

Roda da Sorte da Cidadela Electrónica arranca com oferta de LCD de 32’’

Município de Esposende investe na formação  de profissionais da alimentação escolar

Cávado

2024-05-20 às 17h00

Redacção Redacção

A iniciativa, promovida pelo Município, decorreu no Laboratório de Inovação Alimentar e Artes Culinárias da extensão de Esposende do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), no dia 15 de maio, e insere-se no plano anual de formação do pessoal ao serviço das cantinas e bufetes escolares.

Citação

"Cantina 3 S's - Refeições saudáveis, saborosas e sustentáveis" foi o tema de uma formação destinada às cozinheiras e ajudantes de cozinha, responsáveis pela confeção das refeições escolares, bem como assistentes operacionais afetos aos refeitórios e bufetes escolares do Município de Esposende.
A iniciativa, promovida pelo Município, decorreu no Laboratório de Inovação Alimentar e Artes Culinárias da extensão de Esposende do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), no dia 15 de maio, e insere-se no plano anual de formação do pessoal ao serviço das cantinas e bufetes escolares.
O acompanhamento das cantinas e bufetes escolares inclui-se nas competências do Município, e com o empenho de todos quantos intervêm na sua preparação e confeção procura-se disponibilizar, às crianças e jovens, refeições nutricionalmente equilibradas, saudáveis, apelativas e seguras. 
Realçando o contributo fundamental de todos os intervenientes nas cantinas, refeitórios e bufetes para a alimentação saudável e saúde das crianças, o Município tem como principal objetivo a disponibilização, a todos os alunos, de uma alimentação nutricionalmente equilibrada e saudável.
O refeitório escolar é um espaço educativo privilegiado para a realização de aprendizagens e desenvolvimento de competências, nomeadamente no domínio da educação para a Saúde, da promoção de estilos de vida saudáveis e de equidade social.
Os bufetes escolares disponibilizam aos alunos refeições intercalares, tendo por isso uma importância fundamental na manutenção de um equilíbrio nutricional e energético do seu dia-a-dia. O cumprimento destes objetivos exige um trabalho conjunto e coordenado de todos os elementos da comunidade escolar, prestadores de serviço e o próprio Município. Estas iniciativas refletem-se “de forma muito positiva” na alimentação dos alunos, enquanto promovem um funcionamento das cantinas e bufetes escolares mais sustentável e com menor índice de desperdício.

No workshop estiveram presentes cerca de 40 participantes e contou com a orientação da nutricionista do projeto “Cávado… Com Sabor”, da Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA), auxiliada por um docente da Escola Profissional de Esposende.
A formação compreendeu uma breve introdução teórica e um trabalho prático na cozinha, com elaboração e apresentação de três pratos destinados às cantinas (carne, peixe, vegetariano) e dois destinados aos bufetes (uma bebida e um snack), terminando com um momento de degustação dos pratos confecionados, convívio e partilha de experiências e opiniões. Para registo futuro, a Câmara Municipal de Esposende disponibilizou receitas/fichas técnicas dos pratos apresentados para serem aplicadas futuramente nas cantinas e bufetes, bem como certificados de presença.
Deste modo, e para além da concretização de mais uma ação integrada no Programa Geração S – Geração Sustentável, o Município contribui para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU “Saúde de Qualidade” (ODS 3), “Educação de Qualidade” (ODS 4) e “Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade” (ODS 17).

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho