Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Município de Esposende regista aumento generalizado de alunos
Viana do Castelo: reciclagem inspira exposição de Pinheirinhos de Natal

Município de Esposende regista aumento generalizado de alunos

Museu de Artes Decorativas acolhe seminário sobre 'A imigração em Viana do Castelo'

Município de Esposende regista aumento generalizado de alunos

Cávado

2022-10-02 às 17h17

Redacção Redacção

Esse crescimento está diretamente relacionado com a maior procura do território de Esposende e do aumento populacional que se regista no concelho.

Citação

O início do Ano Escolar fica marcado, em Esposende, pelo aumento do número de alunos inscritos, face ao ano anterior, correspondendo a 3% de aumento.
No ano letivo 2022/23 registam-se 6.169 alunos, mais 180 alunos que no ano letivo 2021/22 que teve 5.989 alunos inscritos, desde a Educação Pré-Escolar até ao Ensino Secundário.
Esse crescimento está diretamente relacionado com a maior procura do território de Esposende e do aumento populacional que se regista no concelho.
Esta inversão da tendência global para a diminuição de alunos, registada fora dos grandes centros urbanos, é uma consequência direta das políticas adotadas pelo Município de Esposende de fixação de população, nomeadamente em freguesias onde as escolas estavam com um número de alunos bastante menor do que a sua capacidade. Estas medidas são complementadas pela Estratégia Local de Habitação que proporciona uma melhor organização de toda a rede escolar e o melhor aproveitamento das infraestruturas ao dispor da comunidade, em termos de educação.
“Estes números comprovam a forma assertiva como o Município de Esposende olha para o seu território, desenvolvendo um trabalho em rede que privilegia o todo, conferindo autonomia aos seus parceiros e apoiando os projetos que contribuem para o crescimento de cada freguesia”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
No número de alunos, regista-se um aumento global de 6,2%, no Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, com a escola de Criaz a ver crescer, em 50%, o número de alunos, face ao ano letivo transato. Fonte Boa regista uma subida de 12% e Rio Tinto de 10%. Palmeira de Faro aumenta em 12%, Gemeses 7% e Esposende 8%.
Já no Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, o aumento global é de 5,5%. Os maiores aumentos registam-se em Vila Chã, Antas e em Mar, respetivamente com subidas de 37%, 19% e 11%. Também Pinhote e Rio de Moinhos aumentam o seu número de alunos em 9% e 8%, respetivamente.
“São diversos, os apoios disponibilizados pelo Município de Esposende para a Educação, num total superior a seis milhões e meio de euros. Procuramos estar sempre ao lado dos nossos parceiros educativos, dos alunos e suas famílias, ultrapassando, não raras vezes, as nossas competências. Porque o que verdadeiramente interessa é a melhoria das condições para toda a comunidade escolar, estamos a adotar algumas transformações, nomeadamente no funcionamento das cantinas”, adiantou Benjamim Pereira.
Assim, respondendo a este aumento da população escolar e decorrente da transferência de competências do Poder Central para a autarquia, o Município de Esposende, em articulação com as direções dos agrupamentos de escolas e das associações de pais, procedeu à alteração da gestão do serviço de refeições, até agora concessionadas. Neste momento encontram-se já sob gestão interna, as cantinas das escolas Escola Básica António Rodrigues Sampaio e Escola Básica de Apúlia, revelando excelentes resultados.
Isso permite, desde logo, um acompanhamento na elaboração das ementas, por parte da equipa de Saúde do Município, o que irá permitir uma maior uniformização da qualidade da alimentação fornecida aos alunos. Tal decisão contribui para a implementação das medidas constantes no Programa de Alimentação Sustentável, Geração S, promovido pelo Município, e que visa a sensibilização e a aplicação das melhores práticas e decisões tendentes a uma alimentação mais saudável e sustentável, desde logo privilegiando-se os produtos locais.
Mas o bom funcionamento das escolas é uma constante preocupação do Município de Esposende. Nesse sentido, o município tem vindo a promover a contratação das Assistentes Operacionais para as escolas, dando cumprimento aos rácios indicados pelo Ministério da Educação.
Neste âmbito, registe-se a plena cooperação por parte de todas as Direções, sem exceção, promovendo um diálogo constante sobre todas as ocorrências ou questões, permitindo a sua rápida avaliação e resolução.
Nessa promoção das melhores condições de funcionamento das escolas insere-se, ainda, a realização de pequenas intervenções, em vários domínios, dando-se resposta às expectativas e necessidades identificadas.
A muito curto prazo será efetuada, ainda, a instalação de novos equipamentos nos parques infantis escolares, processo que responde a um conjunto de solicitações e necessidades identificadas. Importa ainda referir que o Município está a proceder à revisão da Carta Educativa, com a qual se pretende realizar o planeamento e ordenamento prospetivo de edifícios e equipamentos educativos a localizar no município, de acordo com as ofertas de educação e formação que seja necessário satisfazer, tendo em vista a melhor utilização dos recursos, no quadro do desenvolvimento demográfico e socioeconómico do município.
O município tem tentado, dentro das suas capacidades, dar resposta positiva às expectativas dos professores, verificando-se que o ano letivo se iniciou de forma muito tranquila e com toda a normalidade, deste o ensino pré-escolar, até ao ensino secundário e profissional estabelecido no concelho. Para isso, a equipa da Divisão de Educação do Município de Esposende tem estado em permanente contacto com as direções, dando apoio incondicional em todas as situações.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho