Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Município de Fafe celebra 42.º aniversário do SNS
Moisés de Lemos Martins recebe Insígnia de Ouro na Galiza

Município de Fafe celebra 42.º aniversário do SNS

Professor da UMinho no Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais

Município de Fafe celebra 42.º aniversário do SNS

Vale do Ave

2021-09-16 às 10h00

Redacção Redacção

Autarquia de Fafe assinalou mais um aniversário do Serviço Nacional de Saúde, com a habitual rega da Oliveira, que simboliza a vitalidade do SNS.

O presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raúl Cunha, assinalou o aniversário do SNS com a habitual rega da Oliveira, que simboliza a vitalidade do serviço público de saúde, plantada no Parque da Cidade em 2019.
O Serviço Nacional de Saúde é uma das maiores conquistas da democracia portuguesa. Através da Lei n.º 56/79 concretizou-se o direito à protecção da saúde, à prestação de cuidados globais de saúde e o acesso a todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica e social, nos termos da constituição.
Nos últimos 40 anos, o SNS gerou ganhos em saúde que colocaram Portugal num lugar cimeiro no que se refere à qualidade de vida de milhões de cida- dãos e reduziu muitas das desigualdades na sociedade portuguesa. Ao longo destas quatro décadas, Portugal manteve-se entre os países da OCDE com menores taxas de internamento por problemas de saúde sensíveis aos cuidados de saúde primários e à diminuição da incapacidade permanente. “Temos assistido ao aumento da esperança de vida saudável à nascença para homens e mulheres, à diminuição da percentagem de pessoas que consideram não ter as suas necessidades de saúde satisfeitas, bem como ao aumento da percentagem de portugueses que classificam a sua saúde como boa ou muito boa. Durante a pandemia da Covid-19, o Serviço Nacional de Saúde, através da dedicação dos seus profissionais, permitiu, de forma inegável, combater a pandemia. Deixamos, por isso, um justo reco- nhecimento público e a nossa gratidão a todos os profissionais de saúde que integram o SNS”, refere o comunicado enviado pelo município. “Lembramos que, em 2019, no âmbito do evento Terra Justa - Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade, a Câmara Municipal de Fafe homenageou António Arnaut, ‘Pai do SNS’.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho