Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Município de Famalicão atribui 150 mil euros ao Hospital para Clínica inovadora
Luís Pedro Martins: “Turismo é um sector resiliente, que recuperou muito rapidamente”

Município de Famalicão atribui 150 mil euros ao Hospital para Clínica inovadora

Cerveira desafiou jovens para participação num peddy-paper

Município de Famalicão atribui 150 mil euros  ao Hospital para Clínica inovadora

Vale do Ave

2018-10-19 às 09h00

Redacção Redacção

A proposta para a celebração de protocolo de colaboração foi aprovada esta quinta-feira em reunião de câmara. O autarca Paulo Cunha sublinha a melhoria dos serviços de saúde aos famalicenses.

Citação

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai celebrar um protocolo de colaboração com o Centro Hospitalar do Médio Ave, EPE, (CHMA, EPE) para a atribuição de um apoio financeiro de 150 mil euros destinado à construção de uma Clínica da Mulher, da Criança e do Adolescente que vai ficar instalada no Hospital de Famalicão, no espaço onde funcionavam as antigas urgências.
A proposta para a concretização do protocolo esteve, esta quinta-feira, em discussão na reunião do executivo municipal tendo sido aprovada por unanimidade. O novo serviço de saúde vai concentrar os cuidados prestados à mulher, à criança e ao adolescente numa unidade totalmente inovadora, oferecendo um serviço mais moderno e adequado às necessidades existentes, permitindo que as utentes recebam tratamento sem entrarem na zona do hospital. Por outro lado, a construção da Clínica vai potenciar a reabilitação e modernização desta ala do edifício.
Com um investimento estimado na ordem dos 300 mil euros, a nova Clínica será construída sem qualquer apoio estatal, contando com o compromisso financeiro do município e com o envolvimento da comunidade, tendo conseguido já obter apoio junto de alguns empresários famalicenses.
O presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha justifica a alocação de orçamento municipal num equipamento do Estado “pelo inequívoco interesse do município na concretização deste projecto, porque se, por um lado, se reconhece que a realização do mesmo se traduz numa melhoria da qualidade dos serviços prestados aos utentes, por outro sabemos o quanto o sucesso do projecto do hospital em Famalicão é importante para o território”. O autarca salienta que “entre as várias valências que o hospital tem, há uma que está ligada à maternidade e à primeira fase da vida da criança e do adolescente, que é fundamental para o projecto hospitalar de Vila Nova de Famalicão”.
Sobre o envolvimento da comunidade no projecto, Paulo Cunha salienta que é “um sinal inequívoco de quanto os famalicenses abraçam este projecto no concelho”.
De acordo com a proposta apresentada, a criação desta clínica constitui um objectivo estratégico fundamental do CHMA, EPE, e tem essencialmente como finalidades dotar o serviço de ginecologia/obstetrícia de melhores meios técnicos e de diagnóstico reforçando os seus serviços e aumentando as condições de conforto para as/os utentes, criando um espaço moderno e atractivo. Por outro lado, pretende-se proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais do CHMA o que, em conjunto com o reforço dos meios de diagnóstico, se traduzirá em ganhos em saúde numa área tão importante como é a saúde materna e infantil.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho