Theatro Circo e gnration celebram aniversário juntos com musica, teatro e exposições
2025-03-15 às 06h00
Presidente da Câmara Municipal de Famalicão anunciou alargamento da zona de protecção da Casa-Museu de Camilo e do Centro de Estudos Camilianos, em S. Miguel de Seide.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Mário Passos, anunciou ontem, na abertura do congresso internacional ‘Camilo Castelo Branco, 200 anos depois’, a intenção de alargar a zona de protecção da paisagem camiliana de 50 para 150 metros, em redor da Casa-Museu de Camilo e do Centro de Estudos Camilianos, na freguesia de S.?Miguel de Seide.
A Câmara Municipal e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) já aprovaram essa proposta, a qual carece de decisão final por parte da Direcção - Geral do Património Cultural.
O Plano Director Municipal de Vila Nova de Famalicão define uma Zona Geral de Protecção da envolvente à Casa-Museu e ao Centro de Estudos Camilianos, num raio de 50 metros, a qual estabelece condicionantes de ocupação e de alteração do edificado.
Visa-se agora a criação de uma Zona Especial de Protecção de 150 metros em redor daqueles dois imóveis, assegurando a valorização da paisagem camiliana.
“Foi aqui que Camilo escreveu grande parte da sua obra e a Casa de Seide tem naturalmente uma grande dimensão simbólica que de há muito vimos a preservar na vertente museológica e cultural, mas cuja dimensão queremos alargar com a criação desta Zona Especial de Protecção”, justificou o presidente da Câmara Municipal.
“Camilo continua vivo e a sua obra será sempre uma obra inacabada, cabendo-nos dar-lhe continuidade. Há ainda muito para descobrir e um trabalho permanente para promover”, assumiu Mário Passos.
Na abertura do congresso intermunicipal, a ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, elogiou o trabalho que Vila Nova de Famalicão tem feito para a preservação da obra de Camilo Castelo Branco. “Temos que estudar, preservar e divulgar em todo o território esta figura intemporal que, por isso, são é só de Seide, mas fundamentalmente de todo o país e do mundo. E aqui o Município tem feito um trabalho exemplar”, disse.
Programa do bicentenário com edições e reedições
O vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) para a Cultura, Jorge Sobrado, destacou, na abertura dos trabalhos do congresso internacional ‘Camilo Castelo Branco, 200 anos depois’, o programa vasto de edições e reedições, entre as quais uma colecção camiliana, uma edição crítica sobre correspondência, um dicionário toponímico dos romances, catálogos fotográficos e guias literários para assinalar os 200 anos do nascimento do escritor.
O bicentenário é também assinalado com “uma convocatória para novos actos de criação e de mediação”, a qual “está a gerar uma programação à imagem e semelhança do próprio Camilo: ‘rebelde e sem repouso’”.
Adiantou Jorge Sobrado que “serão centenas de actividades, muitas delas inéditas, numa comunicação democrática”.
Através do programa Norte 2030, a CCDRN criou uma linha de financiamento à programação do bicentenário de Camilo, no quadro da rota ‘Escritores a Norte’.
“Este bicentenário de nascimento de Camilo Castelo Branco oferece-se como oportunidade imperdível para um chamamento da sua obra numa renovada comunidade de leitores”, afirmou o vice da CCDRN, relevando a rede de 33 parceiros formada para os 200 anos, que integra municípios, universidades e instituições culturais.
“Camilo é o grande cartógrafo simbólico e psicológico do Norte, onde mora o bom coração de Portugal. Em romances, novelas, crónicas de imprensa e correspondência, ele viveu e mapeou a Região por dentro, como nenhum escritor português antes e depois dele”, constatou Jorge Sobrado, segundo o qual “em Camilo, o Norte vê-se ao espelho”.
30 Abril 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário