Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Município de Guimarães implementa Centro de Operações Integradas
Dois autocarros elétricos reforçam frota municipal

Município de Guimarães implementa Centro de Operações Integradas

Curso da UMinho coloca desenvolvimento urbano sustentável na agenda

Município de Guimarães implementa Centro de Operações Integradas

Vale do Ave

2022-12-06 às 17h13

Redacção Redacção

Espaço para funções operacionais dos serviços municipais que atuam nas áreas dos sistemas inteligentes, proteção civil, segurança, mobilidade, ambiente e os diversos operadores de infraestruturas da cidade.

Citação

O Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, o Centro de Operações Integradas (COI) de Guimarães, a funcionar no edifício da Ação Social em frente à Câmara Municipal.

O Centro de Operação Integradas de Guimarães permite ao Município de Guimarães dispor de ferramentas inovadoras de gestão colaborativa de ocorrências e eventos, constituindo-se como um centro de coordenação operacional, integrando o Centro Municipal de Proteção Civil, a Polícia Municipal, o Laboratório de Inovação e Interpretação Urbana e o Ponto de Acesso a Dados para a mobilidade do Minho (Minho Access Point).

Domingos Bragança considerou que este novo Centro de Operações garante uma maior proteção e segurança aos cidadãos. “Este Centro de Operações reúne toda a informação assente numa base de dados em constante atualização que permite saber o que se passa na cidade e no território e, assim, ajuda a tomadas de decisões mais rápidas e eficientes, possibilitando ainda a articulação com todas as entidades de Segurança e Proteção Civil, desde a PSP, GNR e Bombeiros, no sentido de planear ou prevenir em caso de intervenção, com uma ação mais eficaz e planeada para respostas em situação de calamidade ou de emergência”.

Assim, num único espaço físico estão as funções operacionais dos serviços municipais que atuam nas áreas dos sistemas inteligentes, proteção civil, mobilidade, ambiente e os diversos operadores de infraestruturas da cidade. O Centro de Operações Integradas é composto por uma Sala de Acompanhamento de Situação Operacional, onde se procede a monitorização da cidade em tempo real e coordenação de toda a atividade de gestão operacional e respetiva comunicação.

Consta ainda uma Sala de Briefing que permite o acompanhamento de situações de maior complexidade, assim como um Laboratório de Interpretação e Inovação Urbana, onde será realizado todo o trabalho de consciencialização e sensibilização, previsão, análise e preparação de situações expectáveis.

Toda a atividade do COI é suportada por uma infraestrutura passiva e ativa da rede de comunicação de dados e alimentação elétrica com unidades de energia, para garantir a continuidade da operação, com as mais recentes tecnologias de informação e equipamentos.

Existe ainda a Plataforma de Inteligência Urbana (PIU) - plataforma tecnológica que vai dar suporte ao COI - que oferece informação sobre vários domínios, desde a mobilidade urbana e eficiência energética à qualidade do ar, tendo sempre como objetivo principal o apoio à decisão para a sustentabilidade.

A aplicação desta plataforma na cidade de Guimarães demonstra a sua amplitude e denota as principais valências, tendo sido considerada uma boa prática pela Comissão Europeia.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho