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Município de Terras de Bouro está empenhado em ter alunos com mais sucesso
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Município de Terras de Bouro está empenhado em ter alunos com mais sucesso

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Município de Terras de Bouro está empenhado em ter alunos com mais sucesso

Cávado

2019-01-14 às 09h11

Redacção Redacção

'Ter + sucesso em Terras de Bouro' é o mote para o projecto que o Município local tem no terreno e que visa promover o sucesso e prevenir o abandono escolar desde o pré-escolar ao 3.º ciclo do básico.

O Município de Terras de Bouro está empenhado em promover o sucesso escolar e prevenir o abandono através do projecto 'Ter + sucesso em Terras de Bouro' direccionado para o ensino pré-escolar e para os 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.
Reduzir as taxas de retenção, elevar a qualidade e o nível de sucesso dos alunos e ainda prevenir casos de insucesso escolar são os objectivos do projecto ‘Ter + sucesso em Terras de Bouro’ que procura que as acções em ambiente escolar sejam efectivamente promotoras de sucesso educativo.

O projecto de combate ao insucesso escolar potenciou a equipa multidisciplinar que é constituida por profissionais das áreas de psicologia e terapia da fala, e foram adquiridos materiais psicopedagógicos.
Com aqueles materiais, os técnicos dispõem de recursos facilitadores, nomeadamente de avaliação e intervenção, para potenciar junto dos alunos áreas como o conhecimento, formação pessoal e proporcionar um conjunto de actividades de enriquecimento curricular que possibilitem explorar e melhorar as suas competências cognitivas e comportamentais, abrindo caminho a uma aprendizagem de qualidade e de sucesso.

A avaliação diagnóstica dos factores de risco nos alunos sinalizados em situação de insucesso escolar e/ou risco grave de abandono é uma das medidas preconizadas pelo projecto.
Outra medida passa pela implementação de instrumentos de avaliação diagnóstica, planeamento e recolha de informação e grelha de indicadores de factores de risco e condicionantes ao processo de aprendizagem de intervenção com os alunos e famílias.
A metodologia passa por desenvolver uma intervenção psicossocial e psicoeducativa individual ou em grupo de ligação com o contexto sóciofamiliar.

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