Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Museu de Arqueologia dá a conhecer cozinha e circo romano
Arcos de Páscoa dos Centros de Convívio em exposição no Largo António Lopes

Museu de Arqueologia dá a conhecer cozinha e circo romano

“O favoritismo é 50/50”

Museu de Arqueologia dá a conhecer cozinha e circo romano

Braga

2021-05-14 às 10h14

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

De portas abertas, o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, convida o público a uma visita para conhecer melhor a cultura romana.

Citação

Com o Dia Internacional dos Museus a ser celebrado ‘em grande’ para o público no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, no próximo dia 18, o espaço museológica propõe uma série de actividades e iniciativas aos visitantes durante todo o mês, convidando a comunidade a passar por lá.
A iniciativa ‘Encontros no Museu’, que é realizada pelo serviço educativo semanalmente, à quinta-feira (15 horas), é um estímulo para fazer entrar o público, que é convidado a uma visita para desfrutar de um momento de observação e reflexão em torno da identidade e da cidade de Braga e da região, partindo à descoberta dos ‘segredos’ que ainda esconde Bracara Augusta, bem como outras curiosidades à volta do mundo da arqueologia.
“Que peças usavam os romanos para confeccionar os seus alimentos e levá-los à mesa? Que tipo de objectos usavam para os armazenar?

O Museu D. Diogo de Sousa oferece uma oportunidade única para descobrir todos estes detalhes históricos numa viagem ao passado, com as explicações da técnica Perpétua Pereira, que, no próximo dia 20, conduz os visitantes numa viagem ao receituário da época romana e aos artefactos arqueológicos da cozinha romana que estão em exposição no Museu D. Diogo de Sousa.
Uma semana depois, no próximo dia 27, o regresso ao passado será conduzido pelo técnico André Fernandes, convidando os visitantes a conhecer melhor o Circo Romano - que, na época, era visto como enorme teatro de entretenimento e de poder.

Para esta viagem até ao mundo circense romano, o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa propõe uma conversa sobre um dos desportos mais populares do império romano, fazendo uma viagem sobre os seus principais palcos, bem como à atmosfera envolvente e aos seus protagonistas.
Estas actividades lúdico-educativas dirigem-se para jovens e adultos. O acesso é grátis, basta proceder a uma inscrição pré- via e a marcação, para grupos de dez pessoas, deve ser efectuada com antecedência até às 12 horas da 4.ª feira anterior, para o telefone do museu: 253273706 /253615844 ou correio electrónico mdds.servicoeducativo@culturanorte.gov.pt, cumprindo e respeitando todas as normas da DGS (uso obrigatório de máscara, desinfecção das mãos, distanciamento social). O programa pode ser consultado na página do Facebook do museu.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho