Correio do Minho

Braga,

- +
Museu Pio XII com novo site para atrair visitas
Rúben Amorim: “tenho a certeza que vamos dar uma boa resposta”

Museu Pio XII com novo site para atrair visitas

Carnaval da Santa Casa animou e coloriu as ruas de Vila Verde

Museu Pio XII com novo site para atrair visitas

Braga

2019-12-06 às 10h25

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Novo site do Museu Pio XII foi apresentado ontem e já está disponível em www.museupioxii.pt e com uma versão em inglês para atrair mais visitantes.

O Museu Pio XII tem um novo site na Internet, mais dinâmico, mais informativo, em permanente actualização e com uma versão em inglês. O objectivo é divulgar melhor os “tesouros” de Braga e atrair mais visitantes.
A partir do site www.museupioxii.pt é possível ao utilizador conhecer ao detalhe não só o espólio do museu, mas também um pouco mais da história da cidade de Braga, navegando nele através de qualquer dispositivo móvel, seja um computador ou um telemóvel.

“Servir melhor a cidade e a comunidade turística” é uma das pretensões do novo site, assinalou, ontem, o director do Museu Pio XII, o cónego José Paulo Abreu. “É uma nova casa para receber os visitantes”, frisou o responsável, acrescentando que este momento é mais um na longa vida do museu, que abriu portas a 5 de Dezembro de 2002, depois de ter sido restaurado.
Com conteúdos detalhados num menu com acesso para ‘Exposições’, ‘Actividades’ e ‘Visitar’ - conta-se a história do Museu Pio XII e toda a sua dinâmica, exibindo-se ainda a ‘Peça do Mês’ que estará em destaque.
Mas não só. Além das fotografias do espólio e exposições do museu, o novo site do museu exibe também a ‘Galeria dos Arcebispos’ - uma ala que integra o seu espólio, mas que se localiza no paço. A interacção com as redes sociais é também uma das novas possibilidades do novo site, que permite a partilha directa através da ligação ao facebook, twitter e linkedin.

D. Jorge Ortiga, arcebispo primaz, marcou presença no momento de apresentação do novo site do Museu Pio XII, considerando-a uma “iniciativa feliz” precisamente por coincidir com as celebrações de São Geraldo - o patrono da cidade.
“Além da resenha histórica da ‘cidade mais antiga do país’, que remonta ao período românico, passando pelo período suevo e visigótico, o novo site do museu é mais uma oportunidade para dar a conhecer essa antiguidade”, bem como os ‘tesouros mais valiosos da Igreja de Braga’, desde as basílicas aos santuários e à Sé Catedral”, sublinhou o arcebispo primaz, recordando que a Igreja de São Paulo remonta ao tempo dos apóstolos.

D. Jorge Ortiga valorizou também a Torre Medieval que dota o museu e convidou os bracarenses e visitantes a subi-la para ter uma vista privilegiada e diferente da cidade que Braga é hoje.
O novo site do Museu Pio XII já está a funcionar em pleno e nele já consta a próxima exposição, intitulada ‘Deus fez-se presente’, da colecção particular de presépios do padre João Aguiar Campos e a qual vai ser inaugurada amanhã, às 16 horas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.