Correio do Minho

Braga, sábado

Nogueiró inaugura Centro Cívico 30 anos depois da sede da Junta de Freguesia
Cajú é negócio fechado

Nogueiró inaugura Centro Cívico 30 anos depois da sede da Junta de Freguesia

Residência Artística de EcoArte encerra hoje

Braga

2019-06-11 às 10h00

José Paulo Silva

UNIÃO de Freguesias de Nogueiró e Tenões dispõe de novo equipamento para apoio à cultura, catequese e movimento associativo. Autarquia inaugurou também remodelação do espaço envolvente da igreja paroquial.

Trinta anos após a inauguração da sede da Junta de Freguesia, foi ontem à tarde inaugurado o Centro Cívico de Nogueiró. João Tinoco, presidente da União de Freguesias de de Nogueiró e Tenões, registou a precisão do dia e hora de abertura oficial dos dois equipamentos para sublinhar a evolução que a localidade registou desde 1987.

Se a sede da autarquia permitiu ao presidente da Junta de Freguesia deixar de “andar com o selo debaixo do braço”, o novo Centro Cívico, junto à igreja paroquial, “é uma mais-valia” que concede “um lugar próprio” às actividades culturais, à catequese e escuteiros, constituindo, ao mesmo tempo, “uma sala de visitas digna e aprazível”.

Com um investimento de cerca de 400 mil euros, suportado pela Câmara Municipal de Braga, para além o Centro Cívico, a freguesia de Nogueiró ganhou uma nova área de estacionamento e a remodelação do adro da igreja paroquial.

O Centro Cívico dispõe de oito salas, sendo que quatro podem ser transformadas em espa- ços polivalentes de maior dimensão.
A utilização de algumas salas por parte da catequese resulta de protocolo estabelecido entre a União de Freguesias e a paróquia de Nogueiró, que permitiu alargar o espaço de aparcamento com a demolição dos anexos da igreja paroquial.

A zona envolvente à igreja “reúne todas as condições para se tornar no ponto de encontro ideal das associações e da população local, permitindo desenvolver actividades no âmbito cultural, desportivo e social, assim como fomentar a convivência das pessoas”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, na cerimónia de inauguração.
Acompanhado do vereador da Gestão e Conservação do Espaço Público, João Rodrigues, o edil apontou “um ciclo regular de investimentos nas freguesias do concelho, com várias intervenções importantes e equipamentos que têm ajudado a melhorar a qualidade de vida das populações”.

No que diz respeito a Nogueiró e Tenões, Ricardo Rio assegurou que os autarcas e população local não vão ter de esperar “mais 30 anos por uma inauguração”, anunciando para o mês de Setembro obras de arranjo da Mãe d’Água, bem como melhorias nas escolas das freguesias, que registam crescimento da população residente

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.