Braga, quarta-feira

Póvoa de Lanhoso tem a dívida mais baixa dos últimos 10 anos

Noite Europeia dos Investigadores com mais de 200 atividades

Município de Fafe expande rede de distribuição de água

2020-11-23 às 21h21

Instituições públicas de Lisboa, Braga, Évora e Coimbra trazem a “maior festa da ciência” do país em formato misto

A “Noite Europeia dos Investigadores” (NEI) é assinada a 27 de novembro, tendo o consórcio português “SCINAT - Ciência e Natureza” mais de 200 atividades online e ações presenciais em Braga, Coimbra, Lisboa e Évora, envolvendo 1750 investigadores. A iniciativa inicia às 14h30, emnoitedosinvestigadores.org.

Em Braga, a Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) apresenta das 15h00 às 22h00 um conjunto de exposições na Galeria do Paço. Às 17h00, o reitor Rui Vieira de Castro e a presidente da ECUM, Manuela Côrte-Real visitam as exposições, que vão ficar patentes até 31 de dezembro. Miúdos e graúdos podem descobrir de forma dinâmica e criativa as partículas elementares do universo, a química a resolver a poluição, a beleza dos líquenes, a replicação artística de insetos e peixes, as estruturas irregulares da natureza, as cores que vêm das plantas ou novos ângulos de objetos quotidianos.

Em Lisboa, a partir do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, são gravadas e simuladas atividades de investigadores responsáveis por projetos nacionais e europeus associados à conservação do património natural e cultural, à participação pública em desafios ambientais e transição sustentável e, também, à pandemia. Por seu turno, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) realiza três receitas rápidas em show-cooking, estudando a dieta mediterrânica. Os cidadãos podem interagir online com os investigadores durante as transmissões.

Em Évora, ouve-se de início uma atuação de cante alentejano (faz seis anos como Património Cultural Imaterial da Humanidade) e, depois, a ciência dos sinos em igrejas da cidade. Há igualmente conversas com investigadores e projetos ligados a arqueologia, desporto, história da ciência, geofísica, meteorologia, neurociência e património. Em Coimbra, prevê-se uma sessão presencial sobre pragas e doenças das plantas e, à noite, a observação do céu estrelado. A par disso, propõe-se duas dezenas de atividades online para viajar das astropartículas à célula, cruzando o cérebro, biobancos, epidemias, impactos mentais e outros desafios societais.

O consórcio “SCINAT - Ciência e Natureza” envolve as universidades de Lisboa (coordenação), Évora, Minho, Nova de Lisboa e Coimbra, o Instituto Universitário de Lisboa, a ESHTE e o Município de Lisboa. O programa geral visa aproximar a ciência e os investigadores aos cidadãos, sendo financiado pela Comissão Europeia, através do Horizonte 2020 - Ações Marie Curie. A “maior festa da ciência do país e da Europa” quer mostrar o melhor da investigação, incluindo a participação portuguesa em projetos internacionais, o património cultural e natural e os avanços na saúde, abordando a covid-19. Em 2019, a NEI atraiu 1.6 milhões de visitantes em 400 cidades da Europa e de países associados.

Palestras em Vila Verde

Entretanto, a ECUM participa esta semana na 2ª Feira de Ciência & Tecnologia de Vila Verde, promovida online pela Casa do Conhecimento e pelos Centros de Ciência Viva locais. Esta terça-feira, às 14h30, Daniela Correia e Pedro Costa, do Departamento de Física, falam de necessidades energéticas e problemas ambientais. Na quarta-feira, à mesma hora, Sameiro Gonçalves, do Departamento de Química, viaja pelo mundo dos perfumes. Na sexta-feira, às 10h00, Isabel Mina, do Departamento de Biologia e da rede STOL, revela “coberturas verdes que podem dar que falar”. Já Teresa Vilaça, do Instituto de Educação da UMinho, explora às 14h30 a educação em ciências baseada em investigação.